• Início
  • Notícias
  • Médica cooperada alerta para a importância do autoexame das mamas

Notícias

Médica cooperada alerta para a importância do autoexame das mamas

Publicada em 23/08/2011 às 00h

Mastologista Débora Cavalcanti escreveu artigo sobre Doença de Paget de mama Mastologista Débora Cavalcanti escreveu artigo sobre Doença de Paget de mama

A mastologista Débora Cavalcanti, médica cooperada da Unimed JP, alerta para a importância do autoexame das mamas para a identificação da Doença de Paget da mama.

Segundo a médica, a Doença de Paget da mama é uma doença rara e é o primeiro sinal de câncer de mama em cerca de 0,5 a 4,3% dos casos. “Geralmente, acomete apenas uma das mamas e raramente ocorre em mulheres abaixo dos 30 anos de idade, sendo mais frequente após os 50 anos”, afirmou.

Ela tem como sinal inicial uma lesão avermelhada e com descamação (semelhantes a eczema e psoríase) da pele do mamilo. “Pode cursar com ardência ou coceira local que evolui para ulceração (ferimento), estendendo-se para a aréola. Algumas vezes, ocorre sangramento. Em cerca de 50% dos casos há nódulo mamário palpável”, explicou.

As recomendações da mastologista foram publicadas na Coluna Unimed Saúde, que circula todos os domingos nos jornais Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba. O artigo também está disponível na íntegra aqui no Portal Unimed JP na versão on-line do informativo ou na seção “Consultório Médico”.

Para acessar o artigo escrito pela mastologista e que tem como título “Doença de Paget de mama”, clique aqui.