A história da fundação da Unimed João Pessoa e de outras 15 federações do Sistema Unimed pode ser conferida com detalhes, a partir de agora. O material, que faz parte do Projeto Memória, tem a finalidade de preservar a trajetória da marca, que comemorou 40 anos de existência em 2007.
Para ter acesso ao trabalho, basta acessar o espaço “Memórias”, no Portal da Unimed Brasil, ou clicar aqui. No local, também estão cadastradas as histórias de outras 85 cooperativas.
Além disso, também é possível conhecer um pouco mais sobre as conquistas do Sistema Unimed, desde a fundação até a atualidade, no vídeo-documentário “Unimed 40 Anos”, lançado em 2007 e reeditado em 2008; no livro “Unimed – 40 Anos de Cooperativismo no Brasil”; na exposição itinerante; e no Centro Virtual, que está em fase de finalização e será difundido em breve.
“Entender a origem da marca que, hoje, vale R$ 2,5 bilhões, segundo a consultoria BrandFinance, a torna ainda mais valiosa. Entendendo sua história, aprendemos a respeitá-la e a compreender seu caminho de sucesso. Este é o grande valor, o intangível”, comentou Almir Gentil, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil e presidente da Fundação Unimed.
Outro serviço relacionado ao tema é o curso virtual “Memória Empresarial”. O objetivo é mostrar a importância de se criar e manter programas de documentação da história das cooperativas, bem como oferecer orientações acerca da construção de um acervo histórico do Sistema Cooperativo Unimed.
O Projeto Memória é uma iniciativa da Unimed Brasil Unimed e da Fundação Unimed, em parceria com a empresa Museu da Pessoa. Os produtos estão à disposição de todas as singulares, para serem utilizados em todos os veículos de comunicação das cooperativas do Sistema, eletrônicos ou impressos.
(Com informações da unimed Brasil)