Cozinhar a própria refeição e levá-la para o trabalho é uma prática adotada por inúmeros trabalhadores e na Unimed João Pessoa já faz parte da rotina de muitos colaboradores. As famosas marmitas, além de conter o alimento preferido de quem a consome, pode ser uma opção mais em conta, se comparada ao preço do cardápio nos bares e restaurantes.
A contadora Josane Cristina de Oliveira Lourenço é adepta da marmita há cerca de um ano. Segundo ela, alguns motivos a fizeram preparar o próprio almoço e levá-lo ao trabalho. “Em primeiro lugar é uma questão de economia, pois estava gastando muito com refeição”, destaca.
Como Josane e o marido fazem dieta, eles seguem uma alimentação adaptada, conforme a necessidade de cada um. O casal também seleciona produtos, em sua maioria, orgânicos e integrais.
CUIDADOS
Mesmo quem não cozinha em casa, mas compra a marmita pronta, também afirma que há algumas vantagens. Entre elas, a praticidade de não sair do local de trabalho na hora do almoço e ter mais tempo livre por não precisar cozinhar em casa. Esse é o caso do analista de sistema Gregório Ferraz, que há pelo menos quatro anos adotou essa alternativa. "Minha esposa e eu, no início, cozinhávamos a própria marmita, mas não tínhamos muito tempo livre. Agora, podemos aproveitar mais a companhia um do outro", acrescenta. O casal gosta de marmita fitness.
Para a nutricionista Paula Bacalhau, que integra a equipe do Viver Melhor, o uso de marmita é aconselhável, mas é preciso tomar alguns cuidados. "As refeições devem ser planejadas de forma que sejam nutricionalmente saudáveis e balanceadas. Tais cuidados dizem respeito ao preparo dos alimentos, armazenamento, transporte, refrigeração, aquecimento e consumo", explica.
OFICINA
Mas, preparar a própria refeição, saber compor o prato de forma a ter, no final, uma alimentação balanceada, às vezes não é tão simples. E para quem não dispensa a marmita e deseja comer de forma saudável, o Grupo Equilíbrio do Corpo, uma iniciativa de promoção da saúde da Cooperativa, vai promover a Oficina de Marmita Saudável.
A atividade é voltada para quem deseja levar suas refeições para o trabalho, faculdade ou mesmo em passeios, a fim de se alimentar de forma saudável, segura e econômica, sem excessos e equilibrada. A oficina será realizada no dia 14, das 8h às 12h, no Viver Melhor. Podem participar, gratuitamente, qualquer cliente da Unimed JP.
INSCRIÇÕES
Ficou interessado? Então veja como se inscrever:
Internet: clique aqui
Telefones: 2106-0430 e 3506-8700
Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre).