Os cuidados devem ser redobrados no verão para evitar a manifestação de herpes. A doença se torna mais comum nesta época do ano porque, além da epiderme ficar fragilizada, os raios solares atuam facilmente sobre as células responsáveis pela imunidade. Com essa diminuição das defesas do corpo, o vírus se manifesta na forma de feridas que se alastram pela boca e até nas genitais, provocando dor e coceira.
A estimativa é de que 80% das pessoas estejam contaminadas pelo vírus herpes, mas só em 20% dos casos ele se manifesta depois de situações de estresse que baixam a resistência imunológica. De acordo com os especialistas, há variações no nível de infecção de pessoa para pessoa, assim como a freqüência com que ela vem e volta.
O estresse, a estafa e os exercícios físicos são causas latentes para a ativação deste tipo de problema. As pessoas que já tiveram a primeira manifestação devem ficar mais atentas ainda. Afinal, uma vez contraído o vírus, sempre há possibilidades de novas crises.
Pomadas e cremes disponíveis no mercado apresentam tímidos resultados no tratamento. Já os comprimidos antivirais são mais recomendados nestes casos.
FIQUE ATENTO
A chance de contrair herpes aumenta se você:
- Usar copos de bares e restaurantes que não estejam perfeitamente limpos. O vírus passa ileso por uma lavagem de louça malfeita;
- Passar batons de outras pessoas;
- Beijar quem apresenta a feridinha na boca.
FORTALEÇA O ORGANISMO
Além de tomar os cuidados citados acima, você pode contribuir ainda mais para evitar ocorrência de herpes. Para tanto, basta fortalecer o organismo e proteger os lábios nos dias quentes. Veja como:
- Evite o sol forte e, sempre que for à praia ou à piscina, use protetor solar que contenha filtros anti-UVA e anti-UVB;
- Tome bastante líquido para hidratar a pele e a mucosa da boca;
- Ingira vitamina C, nutriente que reforça as defesas do organismo;
- Leve uma vida saudável, alimentando-se bem e privilegiando frutas e verduras;
- Pratique exercícios regularmente;
- Durma o suficiente para descansar e aliviar o estresse.
(Com informações da Agência Unimed de Notícias)