“Mudar hábitos é o segredo para ter mais saúde”. A afirmação é do vendedor da Unimed João Pessoa, Samuel Aragão, que descobriu o diabetes há aproximadamente dois anos. Em busca de ajuda para controlar a doença, em outubro do ano passado, ele decidiu entrar no Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus (GES-DM) da Unimed João Pessoa.
A atitude do vendedor foi o “pontapé” para mudanças de hábitos, que possibilitaram um cuidado maior com a saúde. Com as informações recebidas no grupo, Samuel compreendeu que é possível viver tranquilamente com o diabetes, desde que leve uma vida saudável e faça o tratamento adequado.
Resultado: de outubro para cá, o vendedor perdeu 10 kg, com alimentação saudável e a prática rotineira de exercícios físicos. Hoje, se sente mais disposto, feliz e agradecido a todos os profissionais da Unimed JP envolvidos no programa. “ Através dos encontros, entendi que é possível ter uma vida normal mesmo com a doença, aprendi a me cuidar e a ter hábitos saudáveis”, enfatizou.
E você, por que não faz de Samuel Aragão um exemplo? Procure adotar hábitos mais saudáveis, pratique, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia; tenha boas noites de sono; controle o estresse no trabalho; alimente-se devagar a cada três horas; reduza o consumo de gorduras, doces, cafeína e álcool. Quem é diabético ou pré-diabético deve se cuidar ainda mais: além de uma vida saudável, deve fazer com frequência a medição da pressão arterial, glicose e peso.
SOBRE O GES-DM
Ficou interessado em saber mais sobre o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus? O GES-DM é um programa de promoção da saúde que a Cooperativa desenvolve com clientes, colaboradores e médicos cooperados que têm diabetes ou pré-diabetes. O objetivo do grupo é levar aos participantes orientações em grupo e individuais sobre como conviver com a doença sem perder a qualidade de vida.
Durante três encontros, são abordados vários temas relacionados ao diabetes, como o aspecto emocional, cuidados com alimentação e como entender a doença. O trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar formada por médica endocrinologista, nutricionista, enfermeira e psicóloga.
INSCRIÇÕES
Para participar, a pessoa precisa ter mais de 20 anos de idade e ser portador de diabetes ou pré-diabetes. As inscrições podem ser feitas pela internet, telefone ou presencialmente (veja contatos abaixo).
No momento, estão abertas as inscrições para dois grupos: um deles começará a se reunir em 18 de abril e o outro em 9 de maio. Veja como se inscrever:
Internet: clique aqui
Telefone: 3506-8600 / 3506-8700
Presencialmente: Espaço Viver Melhor (Avenida Piauí, Nº 445, Bairro dos Estado).