\"Você aceitaria ser um doador de órgãos?\" Durante 15 dias, de primeiro a 15 de setembro, esta foi a enquete publicada no Portal Unimed JP. O resultado mostrou que as pessoas estão cada vez mais conscientes e solidárias.
Dos 114 participantes da enquete, 80% responderam \"sim\" e apenas 5%, \"não\". Outros 11% disseram que talvez doem e 4% afirmaram que nunca pensaram a respeito.
A doação de órgãos é fundamental para ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas que aguardam por transplantes. Somente na Paraíba, de acordo com a Central de Transplantes do Estado, 402 pacientes estão na fila de espera.
PARCERIA
Para incentivar a doação de órgãos, o Ministério da Saúde e o Facebook fecharam uma parceria. Uma ferramenta, já disponível no perfil do usuário da rede social, possibilita que ele manifeste o desejo de ser doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá acontecer após autorização da família.
Quem tiver interesse em utilizar a ferramenta deve entrar em seu perfil no Facebook, clicar em Atualizar Status, escolher a opção Evento Cotidiano e, em seguida, a opção Saúde e Bem-Estar.