O Hospital Unimed JP adotou, em 2009, o Sistema de Classificação de Riscos no Pronto Atendimento (P.A.) da instituição para priorizar o atendimento imediato dos pacientes que apresentam a situação de saúde mais grave e, assim, organizar o fluxo de pessoas que procuram o serviço.
Para conseguir isso, o Sistema utiliza quatro cores que sinalizam a gravidade do paciente. Após primeira avaliação realizada por um profissional, o paciente é identificado com uma das cores- vermelho, amarelo, verde e azul-, dependo do estado de saúde.
A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte; a amarela sinaliza que a pessoa precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida. As cores verde e azul são para casos mais simples, que não implicam em risco de morte.
Apesar de o serviço de Pronto Atendimento hospitalar ser projetado para atender casos de urgência ou emergência, ou seja, que impliquem em risco de morte, o que se observa no Hospital Unimed JP é um número muito grande de atendimentos que não se enquadram neste propósito.
Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas que procuram este serviço do Hospital Unimed JP, por mês, são mais de 10 mil pessoas atendidas no P.A, número que cresce a cada mês. Dessas, cerca de menos de 2 % são pacientes classificados nas cores vermelho e amarelo, que de fato precisam de atendimento imediato. Os outros 98% são caracterizadOs como atendimentos de consultório, ou seja, eletivos, que não são urgências.
Todos os dias são centenas de clientes que procuram a instituição para realizar procedimentos simples, como pegar uma receita controlada, solicitar um atestado médico, fazer exames admissionais, realização de pequenas cirurgias ambulatoriais, trocas de sondas, curativos, entre outros.
Por conta de tudo isso, o PA do Hospital Unimed JP passa por dificuldades de superlotação. Se todos esses atendimentos, que não são de fato configurados como urgência e emergência, fossem realizados em uma das clínicas credenciada à Unimed JP, o Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP passaria a atender ainda com mais qualidade casos que realmente necessitem de urgência, não desvirtuando o seu real objetivo, que é o de salvar vidas.
MAIOR REDE
A Unimed JP possui a mais completa rede de assistência médica-hospitalar para atendimento de urgência e emergência da Paraíba. São 13 hospitais credenciados e três clínicas (Veja relação abaixo), que podem ser procurados em casos em que as condições de saúde impliquem em risco de morte ou sofrimento do paciente, além do Hospital Unimed JP.
Apesar de possuir a mais completa rede de assistência para atendimento de urgência e emergência, o serviço de Pronto Atendimento hospitalar só deve ser procurado em situações de agravo à saúde.
Isso porque quando alguém procura um Pronto Atendimento em casos que não se enquadram em urgência ou emergência pode retardar, por alguns momentos, o atendimento de alguém que, realmente, precise de cuidados imediatos. E nesses casos, qualquer instante pode fazer muita diferença.
Para outros casos, a orientação é que o cliente agende uma consulta com um dos 1,4 mil cooperados. No consultório médico, como o fluxo de pessoas é menor, o cliente fica mais à vontade para a consulta clínica. Além disso, a avaliação sobre sua saúde pode ser feita com mais detalhes.
RELAÇÃO DE CONVENIDADOS
Veja abaixo a relação de clínicas e hospitais credenciados à Unimed JP que possuem atendimento de urgência e emergência.
Hospitais:
- Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Luz
- Casa de Saúde São Vicente de Paulo
- Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho
- Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Rosário
- Hospital Napoleão Laureano
- Hospital Samaritano
- Hospital Santa Paula
- Hospital Unimed João Pessoa
- Instituto Hospital General Edson Ramalho
- Instituto Monte Sinai de Pesquisas Médica e Assistência à Saúde
- Hospital Memorial São Francisco
- Pronto Socorro Cardiológico (Prontocor)
- Sanatório São Luiz
- Sociedade Mantenedora do Hospital Regional e Maternidade São Vicente de Paulo
Clínicas:
- Clínica Integrada da Mulher (CLIM)
- Clínica Dom Rodrigo
- Clínica Ortotrauma de João Pessoa