A amamentação reforça os vínculos entre mãe e filho, nutre e protege o bebê contra infecções e é recomendada como única fonte de alimentação até os seis meses de vida.
Os benefícios da amamentação são indiscutíveis, mas para colocá-la em prática é preciso estar bem informada e preparada para as dificuldades que podem aparecer.
Não é a toa que uma em cada quatro mulheres enfrenta dificuldades na hora de amamentar. Os problemas mais comuns são mamas cheias demais, baixa produção de leite, fissura do bico do seio e dificuldade no posicionamento do bebê.
Para ajudar nessas situações, uma equipe de profissionais do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed JP auxiliam as mulheres que dão à luz na instituição sobre questões da amamentação nas primeiras horas de vida do bebê. Os profissionais da Unimed JP fazem uma visita a mãe durante o pós-parto esclarecendo possíveis dúvidas e estimulando a mãe a suprir possíveis dificuldades enfrentadas durante a amamentação.
Além disso, as mães que produzem leite humano além do necessário para seus filhos são incentivadas a doar o excedente. O leite doado vai ajudar na alimentação de bebês prematuros, com baixo peso ou que, por algum motivo, estejam internadas na UTI Neonatal da instituição. Além de servir como alimento, o leite materno reúne várias substâncias essenciais, como imunobiológicos, que facilitam a recuperação do bebê.
DOAÇÕES
Qualquer mãe que estiver em período de amamentação, mesmo que não tenha tido filho no Hospital Unimed JP, poderá doar o leite materno excedente no Posto de Coleta da instituição. O setor funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h.
Caso a mãe não possa se dirigir até o Hospital, basta ligar para o telefone 2106- 0393 que a equipe multidisciplinar do Posto de Coleta vai buscar o alimento no local que a pessoa desejar. Durante a visita, a nova mamãe recebe orientações sobre como retirar e estocar o leite do peito corretamente.
As doações são encaminhadas para o Banco de Leite Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. Lá, elas são pasteurizadas e passam por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de serem destinadas aos recém nascidos.
O leite que é arrecadado pela Unimed JP é direcionado para a alimentação dos apenas os recém-nascidos com problemas de peso ou que necessitam de cuidados em Unidades de Terapia Intensiva.
ALém do leite materno, o Hospital Unimed JP recebe doações de frascos para acondicionar o leite. A recomendação é que sejam do tipo utilizado para café e que tenham tampa de plástico. Quem quiser entregar o vidro diretamente no Hospital Unimed JP deve se dirigir à recepção principal.