O Hospital Unimed JP desenvolve um trabalho de coleta de leite materno para alimentar bebês que nascem com baixo peso ou que necessitam de cuidados especiais em Unidades de Terapia Intensiva.
Qualquer mãe que estiver em período de amamentação poderá doar o leite materno excedente no Posto de Coleta do Hospital Unimed João Pessoa, mesmo que não seja cliente da Cooperativa. O setor funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h.
Caso a mãe não possa se dirigir até o Hospital, basta ligar para o telefone 2106- 0393 que a equipe multidisciplinar do Posto de Coleta vai buscar o alimento no local que a pessoa desejar. Durante a visita, a nova mamãe recebe orientações sobre como retirar e estocar o leite do peito corretamente.
As doações são encaminhadas para o Banco de Leite Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. Lá, elas são pasteurizadas e passam por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de serem destinadas aos recém nascidos.
O leite que é arrecadado pela Unimed JP é direcionado para a alimentação dos apenas os recém-nascidos com problemas de peso ou que necessitam de cuidados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o alimento arrecadado é encaminhado para outras instituições do Estado.
O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável.
Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.
ORIENTAÇÕES
Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171), a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. Veja algumas orientações abaixo que ajudarão
Como preparar o frasco para coletar o leite humano?
- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
- Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
- Você poderá usar quando estiver seco.
Como se preparar para retirar o leite humano (ordenhar)?
O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.
Ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:
1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;
3- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;
4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.
Como retirar o leite?
-Comece fazendo massagem suave e circular nas mamas.
- Primeiro coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama);
- Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
- Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair;
- Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.
Como guardar o leite retirado para doação?
- O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer.
- Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador.
- O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.
- O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.