• Início
  • Notícias
  • Lula afirma que os ODMs são um estímulo para o governo federal

Notícias

Lula afirma que os ODMs são um estímulo para o governo federal

Publicada em 31/08/2007 às 07h54

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que vê os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) como um estímulo para o governo e não um obstáculo. “Os vejo como um estímulo por saber que temos oito problemas e que assumimos o compromisso moral de cumpri-los (ODMs)”, afirmou.

A declaração foi feita durante o lançamento do Prêmio ODM Brasil e do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007, no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente disse que acredita ser plenamente possível a todos os países da América do Sul resolverem o problema da fome e da miséria antes de 2015. Ele afirmou também que o Brasil está no caminho certo em relação à educação.

Para o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pela coordenação do Prêmio ODM Brasil 2007, a iniciativa tem como objetivo valorizar e reconhecer práticas já existentes, além de estimular outras ações, muitas vezes anônimas, que contribuem para avanços nas metas do milênio e para que o país seja mais digno e mais justo. Segundo o ministro, muitas das iniciativas implantadas resultam de parcerias entre empresas, organizações populares, e governos. “Com o Prêmio estamos aprendendo a trabalhar juntos em prol de causas comuns”, ressaltou.

Os oito ODMs são erradicar a pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O Prêmio ODM Brasil foi criado pelo governo federal, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

UNIGENTE ESTÁ CONCORRENDO

O instituto de responsabilidade social da Unimed JP, o UniGente, que aderiu aos ODMs no seu Plano de Trabalho do período 2007-2008, está concorrendo ao Prêmio ODM Brasil. O instituto tem em andamento diversos projetos e ações com a finalidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O compromisso do UniGente é transformar vidas e garantir mais qualidade de vida para a população da Grande João Pessoa. Entre os projetos desenvolvidos pelo instituto, estão o Mosaico e o Reciclar – Arte no Jardim.

O Projeto Mosaico UniGente trabalha o resgate social através desta arte milenar e garante renda para jovens carentes. Já o “Projeto Reciclar – Arte no Jardim”, que consiste na capacitação de jovens carentes e funcionários da Unimed JP e parentes para produzir objetos a partir da reciclagem de papel, além de ajudar a preservar o meio ambiente, também possibilita geração de renda.

RELATÓRIO NACIONAL

A ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, apresentou o Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007. O documento é uma prestação de contas que o governo faz à comunidade brasileira e à sociedade internacional sobre as iniciativas implementadas para o alcance dos ODM. “A partir dos dados divulgados hoje fica claro que houve uma significativa melhora na vida da população no que se refere ao cumprimento dos ODM”, disse a ministra.

O Relatório destaca ações nas áreas de combate à pobreza, melhoria na educação, igualdade de gênero, queda nos índices de mortalidade infantil, saúde materna, combate à AIDS, malária e outras doenças, sustentabilidade ambiental e parceria global para o desenvolvimento.