“Temer o futuro é o pior dos freios da vida”. Esta é a reflexão provocada na abertura da primeira crônica de “O Tempo e a Vida” e, de início, já dá uma dica do que o leitor vai encontrar nas 226 páginas do primeiro livro do anestesiologista Aucélio Melo de Gusmão, presidente da Unimed JP e da Unimed Paraíba. A obra reúne 104 textos escritos em linguagem direta e de fácil compreensão que demonstram como atitudes, comportamentos e posturas diante da vida podem ser revisados, aprendidos e aplicados no dia-a-dia.
Desde que assumiu pela primeira vez a diretoria da Unimed JP, Aucélio Gusmão se dedicou ao estudo das práticas de gestão, das estruturas organizacionais e relacionamentos e competências interpessoais, além de marketing e posicionamentos estratégicos de organizações. Foi nesta experiência que ele buscou inspiração para escrever as crônicas de “O Tempo e a Vida”.
Publicado pela Forma Editorial, o livro tem apresentação do jornalista Martinho Moreira Franco, edição de Juca Pontes, capa e projeto gráfico de Milton Nóbrega, revisão de Mauro Nunes, fotos de Cácio Murilo, ilustrações de Tônio e editoração eletrônica de Allan Melo.
“O Tempo e a Vida” será lançado no próximo dia 20, às 19h30, no térreo do Hospital Unimed JP. A solenidade reunirá familiares, amigos, médicos, políticos e outras autoridades paraibanas. O lançamento do livro também marcará a inauguração das novas instalações do Centro de Estudos do Hospital Unimed JP, que conta com auditório e salas de coordenação de capacitação.
SOBRE O AUTOR
Aucélio Melo de Gusmão nasceu em Alagoa Grande, na Paraíba. Formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele atua há mais de 35 anos como anestesiologista e, paralelamente, sempre se destacou como incentivador da prática cooperativista na Paraíba e no País. Além de quatro gestões como presidente da Unimed JP, ele foi um dos fundadores da Cooperativa de Anestesiologia do Estado da Paraíba (Coopanest-PB).
O currículo inclui, ainda, dedicação durante dez anos à Previdência Social, mais dez ao trabalho como anestesiologista do antigo Pronto-Socorro Municipal de João Pessoa e à chefia da equipe de anestesiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB.