“É o nosso papel estimular a união e a integração de ideias e iniciativas para o bem do cooperativismo”. Foi com essa afirmação, incentivando a intercooperação e busca por parcerias institucionais, que o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, iniciou a terceira edição do Inova Cooperar. O evento foi realizado na sexta-feira (14), em João Pessoa, pela Unimed João Pessoa, Sicredi Evolução e sistema OCB/Sescoop-PB, contando com a presença de representantes das três instituições, a nível nacional e regional, além de lideranças políticas e empresariais.
Os participantes lotaram o auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas da Paraíba, para acompanhar palestras e debates focados no cooperativismo, inovação, desenvolvimento de novas tecnologias e sustentabilidade. O trabalho conjunto entre as cooperativas e outras instituições, sejam públicas ou privadas, esteve entre as discussões principais dos palestrantes.
Para reforçar a importância das parcerias com outras instituições, o Inova Cooperar 2025 teve uma abertura especial na quinta-feira (13), com uma palestra do governador da Paraíba, João Azevedo, sobre o crescimento econômico e social do estado nos últimos anos. Ele recebeu uma comenda da Unimed João Pessoa e homenagens das Sicredi Evolução e OCB/Sescoop-PB. O evento contou ainda com lideranças do judiciário da Paraíba.
O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, falou sobre a contribuição do cooperativismo para a economia local e nacional, citando como exemplo a geração de mais de 500 mil empregos diretos pelas cooperativas, e reforçou a importância da realização do Inova para discutir o presente e o futuro desse modelo econômico.
“Unir o Sistema Unimed, Sicredi e OCB/Sescoop, trazendo os representantes nacionais dessas instituições para discutir os desafios e principalmente as oportunidades de crescimento para as cooperativas. Esse é o objetivo do Inova Cooperar para que a gente se atualize com o que estão fazendo lá fora e traga o que for melhor de ideias e projetos para a nossa realidade”, destacou Gualter Ramalho.
Ainda nessa proposta de união de forças em prol do movimento cooperativista, o presidente da Sicredi Evolução, João Bezerra, lembrou que a diversidade de palestras, o Inova tem se tornado um dos principais eventos do estado para discutir o cooperativismo e o desenvolvimento econômico. “A Sicredi Evolução é a maior instituição financeira cooperativa do Nordeste e aqui estão as lideranças das principais cooperativas da Paraíba e do país. Trazer discussões como essas palestras para o nosso cenário local é essencial para avaliar a nossa atuação e oportunidades de crescimento”, falou.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB, André Pacelli, falou sobre o crescimento do cooperativismo na Paraíba, que soma mais de 100 mil cooperados. Para ele, é essencial que as instituições se mantenham atentas às inovações do mercado, busca pela tecnologia e parcerias que possibilitem melhores resultados. “Com esse evento, demonstramos à população a nossa força e como beneficiamos a sociedade. Um dos maiores desafios nossos é a comunicação. É fazer chegar à sociedade o cooperativismo, mostrando os benefícios, que estão ligados ao desenvolvimento econômico e social”, acrescentou Pacelli.
PALESTRAS
A programação do Inova Cooperar trouxe palestras com as principais lideranças do cooperativismo no país sobre o papel do cooperativismo no cenário econômico nacional, perspectivas para o futuro desse modelo econômico, desenvolvimento sustentável, novas tecnologias e transformações digitais. Entre os destaques, estiveram presentes o deputado federal Arnaldo Jardim, que preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo, e os parlamentares paraibanos, o senador Efraim Filho, e o deputado federal Agnaldo Ribeiro, que representam o movimento no Congresso e atuaram em prol da aprovação da Reforça Tributária. Ainda foi realizada uma apresentação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, sobre as principais ações implantadas na cidade voltadas no desenvolvimento econômico e social, sobretudo nas áreas de turismo e educação.