Pelo menos, 92% dos atendimentos feitos no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed João Pessoa, que é o setor de urgência e emergência da instituição, poderiam ser resolvidos nos consultórios médicos. A procura do PA para estes casos acaba prejudicando o atendimento de quem precisa de cuidados imediatos.
A média diária de atendimentos no setor é de 400 pessoas, o que dá uma média mensal de 12 mil. A prioridade, no entanto, é para casos que se enquadram em situação de urgência e emergência.
Para organizar melhor a prestação do serviço, o Hospital Unimed João Pessoa implantou em 2009 o Sistema de Classificação de Riscos. O método, aplicado com sucesso em vários países, estabelece critérios para priorizar o atendimento dos casos em que há risco de a pessoa morrer.
Ao dar entrado no PA, os clientes recebem pulseiras com cores diferenciadas. São quatro ao todo. A vermelha e a amarela representam os casos mais graves, ou seja, as pessoas que terão atendimento imediato. A amarela e a azul estão na outra ponta: são colocadas em quem pode esperar um pouco mais.
RECOMENDAÇÃO
Os clientes que recebem as pulseiras verde e azul correspondem a 92% do total dos atendimentos no PA. São pessoas que, entre outros casos, precisam pegar receita controlada, pedir atestados médicos, fazer exames de risco cirúrgico ou bioquímicos - como beta HCG -, check up, exames admissionais ou, simplesmente, estão retornando para os médicos assistentes.
Este tipo de atendimento se enquadra em caso eletivo e não em urgência e emergência. A recomendação é que a pessoa procure assistência no consultório médico. A Unimed JP conta com cerca de 1,5 mil cooperados das mais diversas especialidades.
As vantagens do atendimento em um consultório são imensas. Como é um local mais tranquilo do que o ambiente hospitalar, o médico poderá conversar mais demoradamente com o cliente, o que resultará, por exemplo, em uma consulta mais detalhada.
SAIBA DISTINGUIR
Mas, o que caracteriza um atendimento de urgência e emergência? Alguns sinais precisam de atenção especial e exigem providências imediatas. Fique atento às ocorrências citadas abaixo, pois elas podem indicar situações críticas e que a pessoa deve ser encaminhada rapidamente para um pronto atendimento hospitalar:
-Dor no peito ou na parte superior do abdômen
-Alterações na visão
-Fraquezas e desmaios repentinos
-Dificuldade para falar
-Tossir ou vomitar sangue
-Dores repentinas e severas
-Confusão ou mudança no estado mental, comportamento não usual
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS
O Sistema de Classificação de Riscos divide as pessoas que procuram o PA do Hospital Unimed JP em quatro grupos. Elas são identificadas por pulseiras coloridas, que definem a prioridade dos atendimentos. Veja o que representa cada cor:
- VERMELHA: Indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar um problema de saúde mais grave.
- AMARELA: O paciente que recebe a pulseira amarela precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados especiais. É o segundo em prioridade.
- VERDE: A pulseira verde é colocada no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação.
- AZUL: A cor azul é destinada aos casos mais simples. Neste caso, o atendimento poderá demorar um pouco.