Quase 2% da população mundial, ou seja 116,9 milhões de pessoas, participou da mobilização “Levante- se e faça sua parte” realizada para chamar a atenção para a fome e a miséria e a importância do cumprimento dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
A ação mobilizou as pessoas para que parassem as atividades em um determinado momento e, que de forma coletiva, levantarem-se. O número oficial da ação foi divulgado esta semana. Por continente, a África mobilizou 24, 4 milhões pessoas; a região Árabe, 17,8 milhões; a Ásia, 73,1 milhões; a Europa, 951 mil; América Latina 211,2 mil; a América do Norte, 123 mil e a Oceania, 210 mil pessoas.
No Brasil, diversas ações foram projetos de responsabilidade sócio-ambiental foram lançados; artistas e atletas abraçaram a causa em shows e reuniões; toneladas de alimentos, roupas e brinquedos foram doados; atendimentos médicos, palestras e treinamentos foram realizados.
Em João Pessoa, o Instituto UniGente mobilizou escolas, comunidades e empresas parceiras para participarem da ação. No dia 19, no Hospital Unimed JP e na Sede, os colaboradores administrativos pararam por alguns minutos as atividades em frente ao local de trabalho e tiraram uma foto, que será encaminhada à sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
A mobilização foi organizada pela Campanha do Milênio das Organizações Nações Unidas (ONU) e pela Chamada Global à Ação contra a Pobreza. A mobilização superou a do ano passado, reunindo num contigente 274% maior do que em 2007.