"Para você, é leite. Para a criança, é vida. Doe leite, a vida agradece”. Com esse slogan, que faz parte da Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde pretende incentivar cada vez mais as mães que produzem leite em excesso a doarem o alimento. A campanha também chama a atenção da população sobre a importância do líquido para a saúde e o desenvolvimento infantil.
Um ato de amor que pode salvar vidas de bebês e crianças. No quesito generosidade, as mães brasileiras dão o exemplo: em cinco anos, o número de doadoras de leite humano aumentou 83% e o volume de leite coletado cresceu 49,5% no mesmo período. Para este ano, a expectativa é aumentar em 10% o volume de leite materno coletado.
Além de ajudar a combater a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil, quem doa seu leite também colabora para tranquilizar as mães que não podem amamentar seus filhos.
O leite materno possui todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer saudável, protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabete e alergias, acaba com a sede e deve ser o único alimento da criança nos primeiros seis meses de vida.
(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)
UNIMED JP
Desde 2005, o Hospital Unimed JP realiza um trabalho de coleta de leite e oferece orientações às mães com dificuldades em amamentar os filhos. O serviço funciona durante as 24 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe pode ser acionada pelo número 2106-0393.
Composto por uma equipe multidisciplinar, o posto de coleta da Unimed consegue arrecadar até 80 litros de leite por mês. A quantidade é suficiente para atender os recém-nascidos do próprio hospital e de várias instituições da rede pública da Paraíba.
As doações são encaminhadas para o Banco de Leite Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. Lá, o material coletado é pasteurizado e passa por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de ser destinado aos recém-nascidos.
DOAÇÃO
Toda mãe pode ser doadora de leite humano. Doando, não há diminuição do leite. Pelo contrário: quanto mais se ordenha ou amamenta, mais leite é produzido. Para doar, é preciso seguir alguns pré-requisitos:
- ter feito pré-natal e ter exames, sorologias, anotadas na carteira do pré-natal;
- ter congelador ou freezer para condicionamento do leite ordenhado;
- cadastrar-se no Posto de Coleta de Leite Humano.