• Início
  • Notícias
  • Lançamento do Movimento Nós Podemos Paraíba será nesta sexta-feira

Notícias

Lançamento do Movimento Nós Podemos Paraíba será nesta sexta-feira

Publicada em 30/07/2009 às 15h51

O Movimento tem como finalidade apoiar ações em prol dos Objetivos do Milênio O Movimento tem como finalidade apoiar ações em prol dos Objetivos do Milênio

Incentivar, monitorar e executar empreendimentos voltados para a divulgação e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito metas que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive o Brasil. Esses são os objetivos do Movimento Nós Podemos Paraíba, que será criado oficialmente às 9h desta sexta-feira (31).

A cerimônia será realizada durante reunião da Secretaria Executiva do Nós Podemos Paraíba, no auditório do Conselho Regional de Medicina, no Centro da Capital. O Movimento é formado pela Unimed JP e pelo Instituto UniGente, responsáveis pela coordenação da iniciativa, e por várias instituições do Estado.

Durante a reunião, será apresentado o selo postal da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) criado em comemoração à iniciativa. A pauta também inclui a preparação para a oficina do Prêmio ODM Brasil, que chegou à terceira edição este ano e será lançado no Estado no dia 20 de agosto. O prêmio é uma iniciativa do governo federal. Na mesma data, também haverá o lançamento do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM. As premiações nacional e local visam reconhecer as empresas, organizações não-governamentais e instituições públicas que realizam projetos e ações sociais voltados ao cumprimento dos ODM.

Entre os convidados estará a oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), Ana Rosa, que ministrará uma palestra sobre os ODM para as instituições integrantes do Movimento. O governador da Paraíba, José Maranhão, será representado pelo secretário da Saúde, José Maria de França; o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, terá como representante a secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra de Souza; e o promotor Hamilton Neves, do Ministério Público da Paraíba, também foram convidados para a cerimônia.

INTEGRANTES

O Movimento Nós Podemos Paraíba foi inspirado no “Nós Podemos Paraná”, que existe desde 2006. O primeiro passo para a criação da versão local foi dado pelo Instituto UniGente, em setembro do ano passado, após o 5º Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds, realizado na Capital, quando os banners publicitários do evento foram utilizados para confeccionar bolsas e vendê-las para ajudar as mulheres do projeto “Beira da Linha”, do Centro Dom Helder Câmara, em Bayeux. O trabalho, feito em parceria com o Fórum da Economia Solidária, teve como modelo o projeto desenvolvido pelo Nós Podemos Paraná.

Desde então, o Instituto UniGente vem coordenando o planejamento de ações no Estado e buscando parcerias para a criação do Nós Podemos Paraíba. No momento, já aderiram ao Movimento as Unimeds Campina Grande, Patos e Sousa; Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), através do Sesi, Senai e IEL; Ministério Público da Paraíba (MPPB); Empresa de Correios e Telégrafos (ECT); Sistema Correio de Comunicação; Coep-PB; Sebrae-PB; Caixa Econômica Federal (CEF); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Banco do Brasil (BB); Uniodonto; Faculdade Maurício de Nassau; e Unimed João Pessoa Corretora de Seguros.

COMO ADERIR

A estrutura do Nós Podemos Paraíba inclui núcleos espalhados por todo o Estado. Eles darão apoio técnico e logístico aos projetos e ações das organizações regionais e locais. Para isso, é importante a participação de mais organizações públicas e privadas no Movimento. Não há custos para a adesão. “[Para participar da iniciativa] Basta apenas vontade de ajudar o próximo e de mudar a realidade de milhares de paraibanos e assinar um termo de compromisso”, afirmou o presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão.

As empresas que desejaram obter mais informações sobre o Movimento Nós Podemos Paraíba devem ligar para o UniGente (2106-0711 e 2106-0712) ou enviar e-mail para [email protected].

METAS DO MILÊNIO

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) têm que ser alcançado até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil. Confira quais são as metas:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome

2. Atingir o ensino básico universal

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde materna

6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7. Garantir a sustentabilidade ambiental

8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento