O lançamento da cartilha “8 Jeitos de Mudar o Mundo”, ontem à tarde (8), reuniu mais de 70 pessoas no auditório do Hospital Unimed JP. A solenidade faz parte da programação que está sendo realizada pelo instituto de responsabilidade social da Cooperativa, o UniGente, dentro da “Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade”. Entre as pessoas que compareceram ao lançamento, estavam diretores, funcionários e médicos da Unimed JP, voluntários do UniGente e representantes de organizações não governamentais.
A cartilha “8 Jeitos de Mudar o Mundo” tem o objetivo de difundir e contribuir para colocar em prática os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecidos na Cúpula do Milênio em 2000, na sede da Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos.
Os oito ODMs são erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
A SOLENIDADE
A solenidade de lançamento foi aberta pelo presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Gusmão. Em um breve discurso, ele agradeceu a presença de todos e convidou colaboradores e cooperados para fazerem parte do grupo de voluntariado do instituto, o “Gente que Faz”.
“Para nós, não importa quem fez, e sim o que fazemos juntos, de mãos dadas, em prol de um objetivo: melhorar a qualidade de vida de quem necessita. A partir de agora, vamos iniciar a disseminação das metas da ONU”, afirmou.
Em seguida, a diretora Administrativa da Unimed JP e vice-presidente do UniGente, Tânia Menezes, fez uma apresentação dos projetos desenvolvidos pelo instituto, como o Mosaico, Coleta Seletiva e Reciclar. Ela disse que o UniGente reúne e concretiza ações da Unimed JP que, antes, eram realizadas sem uma sistematização.
Já o diretor Financeiro da Unimed, João Modesto, que também é membro do conselho diretor do UniGente, reforçou o convite de Aucélio Gusmão, chamando as pessoas presentes para participarem do grupo “Gente que Faz”.
Entre as pessoas que compareceram ao lançamento, estavam Eugênia Victal, do Sistema Correio de Comunicação; Carlos Ernesto, do Banco do Brasil; Valquíria Alencar, do Centro da Mulher 8 de Março; Dália, Diretora da Escola Raul Córdula.
Aucélio Gusmão encerrou o evento se declarando feliz com os resultados obtidos até agora, mas, consciente do dever, afirmou: “Ainda tem muito para se fazer. Mas vamos em frente!”.