A Unimed João Pessoa dará início em agosto a um fórum para discutir com os médicos cooperados e a sociedade assuntos importantes para a Cooperativa e para a saúde paraibana. É o Ciclo de Debates, que será realizado periodicamente.
Cada edição abordará um tema específico e contará com uma mesa-redonda composta por cinco especialistas no assunto em pauta. A exposição será seguida por um debate entre os participantes.
Na abertura, no dia 4 de agosto, das 8h30 às 13h30, no auditório do Unipê, será discutido o tema \"Judicialização da Saúde\". Para abordá-lo estão sendo convidados para a mesa-redonda representantes da área jurídica do Sistema Unimed, Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e setor público (município ou estado).
Além dos médicos cooperados, o público que assistirá à apresentação desta primeira edição inclui juízes e promotores. Todos os participantes serão convidados.
PROBLEMA NACIONAL
De acordo com Paulo Guedes, assessor jurídico da Unimed JP, a judicialização da saúde é um fenômeno que vem ocorrendo em todo o país. \"Os usuários dos serviços de saúde, pública ou privada, estão levando para a discussão judicial todos os pleitos não atendidos no âmbito administrativo\", explicou.
Essa atitude vem causando sérios problemas às empresas que prestam serviços de saúde de natureza privada. \"Esperamos que os médicos cooperados participem do debate [no dia 4, no Unipê] a fim de se inteirar sobre um dos problemas que afligem a saúde privada. Numa empresa com vários donos, como a Unimed JP, é muito importante que os cooperados participem das suas decisões\", disse Paulo Guedes.