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Jovens são alvo este ano de campanha da OMS contra o cigarro

Publicada em 31/05/2008 às 07h52

Hoje é o Dia Mundial do Tabaco (1). Em 2008, os jovens são o principal alvo da campanha realizada nesta data, todos os anos, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os malefícios do tabagismo.

Pesquisas mostram que de cada 100 pessoas que se tornam dependentes da nicotina, 90 estão inseridas na faixa etária dos 12 a 19 anos. Por ano, 4,5 milhões de jovens se tornam fumantes no mundo.

Os números ficam ainda mais preocupantes quando são contabilizados os óbitos causados por doenças relacionadas ao tabagismo. Segundo a OMS, a cada ano, o cigarro mata quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 200 mil somente no Brasil.

O Instituto Nacional do Câncer alerta que a dependência está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais.

A finalidade da campanha da OMS, que tem como tema “Juventude Livre do Tabaco”, é fazer um alerta sobre as estratégias de marketing utilizadas para captar novos consumidores, sobretudo os adolescentes.

“A publicidade do tabaco seduz jovens para o uso de um produto, o tabaco, que mata a metade dos seus consumidores. A proibição completa de toda forma de publicidade direta ou indireta, incluindo o patrocínio de eventos, é altamente efetiva para proteger a juventude do tabagismo”, diz a mensagem da campanha.

IMAGENS CHOCANTES

Terça-feira (27), o Ministério da Saúde divulgou as novas imagens de advertência sanitárias das embalagens dos produtos de tabaco. As fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas, pela primeira vez, com base em uma pesquisa sobre o grau de aversão que as ilustrações alcançam.

O estudo foi desenvolvido de 2006 a 2008 pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em parceria com os Laboratórios de Neurobiologia da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e de Neurofisiologia do Comportamento da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A pesquisa mediu a reação emocional de 212 jovens entre 18 e 24 anos, fumantes e não fumantes, de três faixas de escolaridade (ensino fundamental, médio e superior), divididos igualmente em homens e mulheres. As novas imagens foram consideradas mais aversivas, em comparação com as anteriores, aumentando o potencial de gerar uma atitude de afastamento do produto.

Os pesquisadores selecionaram dez temas de advertência capazes de provocar reação de repulsa nos jovens: Substâncias tóxicas, Letalidade do câncer do pulmão, Malefícios para o feto, Envelhecimento precoce, Fumo passivo, Doenças Cardiovasculares, Acidente vascular cerebral, Mutilação, Dependência e Impotência. Os pesquisadores não incluíram imagens que funcionam como gatilhos para fazer o fumante ter vontade de fumar, como pessoas fumando, cinzeiros, isqueiros, cigarros acesos e embalagens do produto.

AÇÕES NA PARAÍBA

Na Paraíba, segundo o Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Estadual da Saúde (SES), existem cerca de 740 mil fumantes. Não são disponibilizados, no entanto, dados específicos sobre jovens fumantes.

Dentro da programação do Dia Mundial sem Tabaco, a SES vai lançar hoje (31) às 8h30, no hotel Atlântico, em Tambaú, a campanha “João Pessoa 100% Livre do Cigarro”. As atividades incluem ainda um desfile de jangada entre o Hotel Tambaú e o Busto de Tamandaré.

Quinta-feira (29), a Associação Médica da Paraíba (AMPB) instalou oficialmente o Comitê Permanente do Controle do Tabagismo (CPCT), que é presidido pelo pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, cooperado da Unimed JP.

O CPCT é formado por médicos das sociedades de Pneumologia, Cardiologia, Psiquiatria, Gastroenterologia, Pediatria e Otorrinolaringologia.