• Início
  • Notícias
  • Jovens do Coral UniGente comentam sobre apresentação em Brasília

Notícias

Jovens do Coral UniGente comentam sobre apresentação em Brasília

Publicada em 31/03/2010 às 17h

A imagem ao lado sequer precisa de tradução. Por si só emociona pelo simples fato de um coral jovem cantar para autoridades nacionais e, principalmente, para o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Certo... mas, o que representará para você saber que, além de adolescentes e crianças, essas 50 pessoas que mal começaram a vida são carentes e viajaram de avião pela primeira vez para cantar a convite da Presidência? Arrepiou? Pois foi exatamente isso que eles sentiram ao desembarcar em Brasília, na última quarta-feira (24), para se apresentar na solenidade do 3º Prêmio ODM Brasil.

“Foi uma experiência incrível. Fiquei muito nervosa, mas quem não ficaria? Cantar na Capital Federal, ao lado do presidente do Brasil, não é para qualquer um, não é mesmo?”, contou Bruna Santos, 16 anos, acrescentando que o coração acelerou quando o presidente Lula virou o tronco para acompanhar de perto a apresentação dos jovens.

Ela, Lucas Oliveira e Elyelma Ferraz formaram o trio de solistas que abriu a apresentação do Coral, com a canção “Se bastasse uma canção”. A música emocionou as cerca de mil pessoas que estavam no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e fez o presidente sorrir e aplaudir com entusiasmo. “Eu acho que ele gostou da gente, né? Eu fiquei nervosa no início, mas acho que deu certo. Nós nos empenhamos bastante, cantamos com muita emoção”, enfatizou Elyelma, de apenas 11 anos de idade.

É... entretanto, nem tudo foi nervosismo e ansiedade. Lucas – 16 anos - por exemplo, esteve calmo o tempo inteiro. “Eu me apresento desde os 5 anos, por isso não fico nervoso”, comentou, esquecendo, por um pequeno momento, que tinha cantado para Lula. “Foi mais uma apresentação que fiz e foi legal”, brincou.

O grupo cantou duas músicas: “Se bastasse uma canção”, de autoria do italiano Eros Ramazzotti, que ficou conhecida no Brasil em uma versão cantada por Selma Reis, e “Sal da Terra”, de Beto Guedes. A apresentação estava prevista para as 17 horas. Mas, por conta de compromissos do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, só ocorreu por volta das 19h30. Os jovens foram amplamente aplaudidos pelo público.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Coral é uma das ferramentas de inclusão social do instituto de responsabilidade social da Unimed JP (UniGente). Apesar de ter a participação de filhos de cooperados e colaboradores da Unimed JP, a maioria dos componentes é oriunda das comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael, ambas instaladas no entorno do Hospital Unimed JP. Entre eles, três adolescentes selecionados pelo Programa Jovem Aprendiz na Cooperativa.

Os moradores das duas comunidades foram convidados para fazer parte do Coral por se encontrarem em situação de vulnerabilidade social. Através da música, as crianças, adolescentes e os jovens descobrem um mundo de oportunidades e ficam mais distantes de problemas sociais.

Para conferir a apresentação, bastca clicar na imagem acima. Quem preferir, pode conferir as fotos deste dia no sitedo Instituto UniGente (clique aqui para ter acesso às imagens).