• Início
  • Notícias
  • Jovens de projeto do UniGente participam do 6º Salão de Artesanato

Notícias

Jovens de projeto do UniGente participam do 6º Salão de Artesanato

Publicada em 11/06/2007 às 11h08

Jovens produzem material com papel reciclado: respeito ao meio ambiente Jovens produzem material com papel reciclado: respeito ao meio ambiente

O trabalho dos jovens do Projeto Reciclar – Arte no Jardim, realizado pelo UniGente em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), está sendo exposto no 6º Salão de Artesanato Paraibano, em Campina Grande. Durante quase um mês, eles vão mostrar aos visitantes diversos materiais produzidos com papel reciclado, a exemplo de peças decorativas, blocos, agendas e peças para eventos.

O valor adquirido com a venda do material será dividido entre os jovens que participam do projeto, moradores de comunidades carentes de João Pessoa – Padre Hildon Bandeira, São Rafael e Paulo Afonso, todas localizadas no entorno do Hospital Unimed JP. O Salão será mais uma oportunidade para eles conseguirem renda e ajudarem as suas famílias.

Para a coordenadora do UniGente, Núbia Gonçalves, inserir os jovens em um evento como este significa uma conquista de valor inestimável. “Além do reconhecimento desses jovens como artesãos e a elevação da sua auto-estima, a participação possibilita a geração de renda e contatos para atividades futuras”, afirmou.

Núbia disse que a participação tem, ainda, um outro importante significado. “A exposição mostra que os objetivos estabelecidos pela coordenação do projeto foram alcançados e que os investimentos do UniGente e da Sudema não foram em vão”, declarou. Ela convida todo mundo a visitar o Salão de Artesanato. “Vale a pena visitar Campina Grande no período junino e passar pelo estande Arte no Jardim. O futuro a gente faz agora”, afirmou.

O Salão de Artesanato Paraibano está instalado ao lado do Shopping Center Iguatemi, na Avenida Severino Cabral, em Campina Grande. Ele foi inaugurado sexta-feira (8) e ficará aberto até o dia primeiro de julho. O Salão conta com a participação de 111 municípios, beneficiando 4 mil pessoas, sendo 2.387 artesãos, 422 pessoas com trabalhos em habilidades manuais e 1.191 em gastronomia regional. A principal finalidade é estimular a comercialização dos produtos artesanais, já que o acesso ao mercado é um dos maiores desafios enfrentados pelo artesanato.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O Projeto Reciclar – Arte no Jardim, que aborda a educação ambiental com uma forma de ensino profissionalizante, alcança três objetivos do instituto de responsabilidade social da Unimed JP: preservação ambiental, geração de renda e inclusão social. “Os alunos maiores de 14 anos, além de freqüentarem a escola tradicional, ingressam em uma das oficinas, recebendo treinamento e informação para que possam, enfim, ser encaminhados aos projetos”, explica Núbia Gonçalves. Durante o curso, os alunos podem optar pelas áreas de meio ambiente ou artesanato.

Uma boa novidade é que, no momento, estão sendo disponibilizadas 10 vagas para o projeto. Quem quiser participar, deve se inscrever no UniGente pelo telefone 2106-0712 ou pessoalmente na sede do instituto, que fica na Rua Marechal Deodoro, 401, na Torre (mesma rua da sede da Unimed JP).