A Capital paraibana ocupa o terceiro lugar em número de obesos, entre todas as capitais do país, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. Segundo o estudo, 19% da população de João Pessoa é obesa. Desses, 21,1% são do sexo masculino e 18,9% do sexo feminino.
A pesquisa também mostra que mais da metade da população pessoense (50,9%) tem excesso de peso, ou seja está fora das medidas consideráveis saudáveis. Acima do peso são 55,3% dos homens e 47,3% das mulheres.
João Pessoa acompanha a tendência nacional. A frequência de obesidade e de excesso de peso na população da capital paraibana passou de 13,7% e 42% em 2006, para 19,9% e 50,9% respectivamente.
O estudo revela que a obesidade cresceu no país, atingindo o percentual de 17% da população. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério, o índice era de 11%. O aumento atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Na primeira edição da pesquisa, 11% dos homens e 11% das mulheres estavam obesos. Atualmente, 18% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade é de 16%.
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012 ) mostra que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%. Entre os homens, o excesso de peso atinge 54% e entre as mulheres, 48%.
AÇÃO NA UNIMED
Nesta sexta-feira (11), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A Unimed JP fará ações de promoção da saúde na sede da Cooperativa para lembrar a data e orientar para o controle do peso.
As pessoas que passarem pela recepção principal, das 8h às 17h, poderão fazer teste de glicemia, aferir a pressão arterial e verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC). Uma nutricionista e uma educadora física estarão orientando as pessoas sobre como fazer para controlar o peso.
A sede da Unimed João Pessoa fica localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 420, Torre.
EQUILÍBRIO DO PESO
A Unimed João Pessoa dispõe de um programa voltado para ajudar as pessoas que querem controlar o peso: o Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso.
Através de orientações de uma equipe interdisciplinar, os clientes recebem, gratuitamente, orientações sobre como perder peso de forma saudável e ganhar mais qualidade de vida. A equipe do grupo é formada por médico, nutricionista, educador físico, psicóloga e assistente social.
Os integrantes desse GES participam de quatro encontros consecutivos - um por semana -, e de duas reuniões de retorno, onde são avaliados os resultados alcançados após as atividades propostas pelos especialistas. Após o término dos encontros, são realizadas oficinas práticas.
Para saber mais, acesse a seção do Viver Melhor no Portal, clicando aqui.