O uso contínuo de estatina reduz a incidência de infarto do miocárdio em até 30%, diminui em 36% o mau colesterol (LDL), e determina pequena elevação do colesterol bom (HDL), com discreta diminuição dos triglicerídeos. É o que afirma a coluna semanal do diretor financeiro da Unimed JP, João Modesto Filho.
Segundo o texto, estudo recente, publicado no “The Lancet”, mostra que o tratamento com estatina aumenta discretamente o risco de diabetes. “O aumento foi calculado em 9%, segundo uma meta-análise, mas não deve interferir com a prática corrente de prescrever a substância para pacientes de risco cardiovascular elevado”, explica.
Além da relação estatinas e diabetes, João Modesto Filho escreveu sobre impotência sexual como marcador de risco cardiaco, retomou a série sobre doenças estranhas e abordou assuntos curiosos sobre a história da medicina.
A coluna escrita por João Modesto Filho é publicada todos os sábados no Jornal da Paraíba e disponibilizada no portal da Unimed JP. Todos os textos do médico estão arquivados no portal da Cooperativa.
Para conferir a coluna desta semana de João Modesto no Portal Unimed JP, clicando aqui.