O diretor financeiro da Unimed JP, João Modesto Filho, está escrevendo em sua coluna semanal uma série sobre doenças estranhas. Até o momento, o médico abordou cinco estranhas enfermidades.
Nesta semana, João Modesto traz informações sobre a “Maldição de Ondina”, que faz com que a vítima perca o controle da respiração. O paciente com a síndrome pode simplesmente esquecer de respirar e acabar sufocado.
Uma outra doença, a Síndrome de Riley-Day, abordada em outra edição da coluna de João Modesto, faz a vítima pensar que é um super herói. Ela acha que tem o poder de não sentir dor e acaba correndo riscos, porque não tem o aviso de perigo que a dor proporciona às outras pessoas.
Uma das mais estranhas citadas na coluna, a Síndrome de Cotard, é uma depressão extrema que faz com que os pacientes acreditem que já morreram há alguns anos. Acham que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão morto. Em casos extremos, diz sentir sua própria carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo
Já a Síndrome da Redução Genital, também conhecido como “koro”, um distúrbio mental, a vítima acredita que o órgão genital está desaparecendo. A doença parece ser contagiosa.
Outra doença, a Cegueira Emocional provoca perda da capacidade de visão por um curto espaço de tempo.
A coluna escrita por João Modesto Filho é publicada todos os sábados no Jornal da Paraíba e disponibilizada no portal da Unimed JP. Todos os textos do médico estão arquivados no portal da Cooperativa. Para ler, clique aqui.