• Início
  • Notícias
  • João Modesto destaca importância da vitamina D para a saúde dos idosos

Notícias

João Modesto destaca importância da vitamina D para a saúde dos idosos

Publicada em 06/10/2009 às 09h55

A influência da vitamina D no organismo. Este é o tema da coluna de João Modesto desta semana. O médico analisa o resultado de um estudo realizado na Universidade do Colorado, Denver (Estados Unidos), que mostrou que níveis baixos de vitamina D aumentam significativamente o risco de mortalidade em idosos.

“A pele produz essa vitamina quando exposta ao sol, porém idosos que não têm boa exposição solar necessitam tomar suplementos da vitamina para alcançar níveis saudáveis", comenta João Modesto.

"O estudo americano avaliou o risco de morte de acordo com os níveis de vitamina D no organismo em 3.408 pessoas de ambos os sexos e com idade média de 73 anos”, acrescenta.

João Modesto destaca que houve uma mortalidade de quase 44% entre os idosos por causas cardíacas. Ele explica que os níveis baixos de vitamina D apresentaram-se, independentemente, associados com um aumento de morte por qualquer causa, especialmente por doença coronariana.

“São considerados níveis ótimos de vitamina D aqueles entre 80 e 110 nmol/l (nanomois por litro) de sangue, segundo as recomendações das sociedades científicas, embora não tenhamos um consenso universal. No estudo, os participantes tinham um nível médio de 66 nmol/l de vitamina D no sangue”, enfatiza o médico.

A coluna de João Modesto pode ser conferida aqui, no Portal Unimed. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.