• Início
  • Notícias
  • João Modesto aborda miopia e falhas na tireóide na coluna desta semana

Notícias

João Modesto aborda miopia e falhas na tireóide na coluna desta semana

Publicada em 09/02/2009 às 12h46

A miopia, um dos problemas de saúde pública mundial, atinge cerca de 25% da população em todo o mundo. A doença se caracteriza pela dificuldade em ver objetos distantes, embora a visão de objetos próximos não seja prejudicada. O assunto foi abordado na coluna desta semana do médico e diretor Financeiro da Unimed JP, João Modesto Filho.

Segundo o texto, o risco de uma criança desenvolver miopia é de 60% quando ambos os pais são míopes. No entanto, estudos concluíram que algumas medidas podem prevenir o surgimento da doença em crianças predispostas, como por exemplo realizar ao menos duas horas de atividades ao ar livre.

“Por outro lado, é sabido que, em muitos casos de miopia, o fator genético é muito relevante, daí vários membros de uma mesma família serem afetados”, afirma. João Modesto explica que é suposto que a miopia é uma visão especializada em curtas distâncias e que os olhos que se desenvolvem em espaços fechados, com uma relevante carga de trabalho visual de proximidade, são mais propensos à miopia quando existe predisposição genética.

“Em suma, o desenvolvimento da miopia na infância está fortemente influenciado pela genética e parece associar-se com uma falta de atividade visual ao ar livre e com um maior nível de educação. No momento, é o que se conhece; algo, além disso, será especulação”, explica.

Um outro assunto discutido na coluna é a importância do bom funcionamento da tireóide materna para a progressão da gestação. “A disfunção tiroideana durante a gravidez se associa diretamente com maior risco de aborto, parto prematuro, baixo peso ao nascer e desenvolvimento neuropsicológico prejudicado”, enfatiza.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.