O tom suave do rosa foi a cor predominante no Jampa Saúde especial no sábado passado (21) com um objetivo forte: chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Zumba, treinamento funcional, testes de saúde e um estande da ONG Amigos do Peito para venda de produtos fizeram parte da programação do Jampa Saúde Especial Outubro Rosa. As ações foram realizadas das 6h às 8h, na Praia do Cabo Branco, na altura do final da Avenida Beira-Rio.
Nem mesmo a forte chuva que caiu desanimou as pessoas que se engajaram na ação promovida pela Unimed JP. Alegria e muita vibração marcaram o Jampa. Os participantes ficaram empolgados com a mobilização, principalmente, por ter sido uma atividade em prol de uma causa tão importante.
A professora universitária Luciana Menezes de Almeida, 35 anos, aderiu à campanha e participou do treinamento funcional vestindo rosa. “Acho muito importante ações como essas, por isso vim de rosa para chamar atenção das pessoas que estão fora do circuito sobre a importância do autoexame e da mamografia para o cuidado com as mamas”, afirmou.
A aposentada Luciana Libório, 77 anos, faz parte da ONG Amigos do Peito e estava vendendo produtos para ajudar as mulheres que não podem pagar pela mamografia. “Câncer de mama tem cura, desde que descoberto a tempo. Tive duas vezes, com 50 anos e 13 anos depois da descoberta do primeiro. Fui curada. Por isso, faço este trabalho voluntário com muito amor”, explicou.
Projeto da Unimed João Pessoa, o Jampa Saúde é realizado gratuitamente na Praia do Cabo Branco para estimular as pessoas a praticarem atividade física e terem uma vida mais saudável. O projeto é realizado três vezes por semana: às terças e quintas, das 17h às 19h30; e aos sábados, das 6h às 8h.
MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO
Durante todo mês de outubro, a Unimed João Pessoa adere ao Outubro Rosa e realiza ações para alertar às mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Este ano, além do Jampa Saúde especial, a mobilização feita pela Cooperativa contou com a iluminação dos prédios próprios, a publicação de uma matéria especial no Portal G1 Paraíba (Leia aqui), o apoio à ONG Amigos do Peito e a adesão dos colaboradores, que trocaram a farda pela vestimenta na cor rosa durante alguns dias da semana neste mês de outubro.