• Início
  • Notícias
  • Integrantes do Coral são selecionados para o programa Jovem Aprendiz

Notícias

Integrantes do Coral são selecionados para o programa Jovem Aprendiz

Publicada em 08/01/2010 às 15h11

Em comunidades carentes, onde há pouco acesso à educação de qualidade e propensão ao envolvimento com drogas, três jovens da São Rafael, em João Pessoa, dão exemplo de determinação e mostram que o melhor mesmo é correr atrás do sonho de forma honesta. Eles são Bruna Silva Santos, Lucas Ezequiel Correia de Oliveira e Carlos Antônio Inácio da Silva, adolescentes entre 16 e 17 anos, três dos 23 selecionados do Programa Jovem Aprendiz na Unimed JP.

E o que para muitos seria motivo suficiente para ter medo, para eles, será mais uma oportunidade de trabalhar em uma empresa que já faz parte de suas vidas. É que, há cerca de três anos, eles integram o Coral Jovem UniGente, uma ferramenta de inclusão social criada pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP.

Cantando, Bruna, Lucas e Carlos se mantêm longe de marginalidade e ainda têm a oportunidade de agregar conhecimentos sobre música e arte em geral. “Eu já cantava antes, mas os ensaios do Coral UniGente abriram minha cabeça para um mundo que eu não fazia ideia que existia”, afirmou Bruna.

O Coral Jovem UniGente, regido pela maestrina Socorro Estrela, é formado por 61 pessoas, com idades de 8 a 24 anos, moradores das comunidades Hildon Bandeira e São Rafael, ambas instaladas no entorno do Hospital Unimed JP.

Além de aulas de canto, os membros do Coral participam de um curso de inglês, ministrado gratuitamente pela professora Gabrielle Diniz, que é filha de uma colaboradora da Unimed JP e realiza o trabalho como voluntária.

DETERMINAÇÃO

Assim que souberam do início das inscrições para o programa, Bruna, Lucas e Carlos não pensaram duas vezes: correram para se inscrever e já iniciaram seus estudos. “Eu estudei bastante. Sabia que não poderia perder essa oportunidade de me qualificar e melhorar a renda da minha família”, confessou Bruna, estudante do Colégio Liceu Paraibano.

Segundo a jovem, o trabalho também será um apoio importante para quem deseja entrar no mercado de trabalho. “Estudo muito, quero melhorar de vida e correr atrás da minha realização profissional. E, como Jovem Aprendiz, poderei aprender como funciona uma empresa e me preparar para o meu futuro emprego de arqueóloga, que é a profissão que quero seguir”, contou.

Mas por que decidiram participar da seleção na Unimed JP? “E qual a empresa que investe em jovens carentes? Só a Unimed!”, ressaltou Carlos antes de complementar: “a Unimed JP é uma empresa grande, com muito espaço para a gente crescer, e os colaboradores são como uma família. Tenho muito o que aprender neste ano”, complementou Carlos.

PROGRAMA FEDERAL

O Programa Jovem Aprendiz foi criado pelo governo federal com o objetivo de oferecer a oportunidade do primeiro emprego aos adolescentes. Na Unimed JP, o programa tem a gestão do Instituto UniGente.

Através da iniciativa, os adolescentes atuam nos setores administrativos da Unimed JP durante um turno e participam de cursos profissionalizantes no Senac, no outro expediente.

Como forma de incentivo, os jovens aprendizes recebem uma bolsa-auxílio e participam das atividades profissionais na empresa. O contrato tem duração de um ano. Ao final, o participante poderá ser contratado e se tornar um funcionário da Unimed JP.