Publicada em 18/05/2005 às 10h31
A insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração de bombear sangue de maneira eficiente para atender as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo. A maior parte das pessoas tem sofre com o problema em decorrência de pressão alta e aterosclerose das coronárias, condições que são agravadas pelo envelhecimento e pelo diabetes.
É considerada como uma das doenças que mais crescem no mundo atualmente. Entre os pacientes com mais de 60 anos é uma das principais causas de internação hospitalar. No Brasil, cerca de 4 milhões de pessoas sofrem de insuficiência cardíaca grave.
A doença impõe sérios limites aos pacientes, pois dificulta a realização de atividades simples do dia-a-dia, como trabalhar, tomar banho e até mesmo dormir.
Simpósio
As técnicas mais modernas para tratar este problema de saúde serão debatidas no I Simpósio Paraibano de Insuficiência Cardíaca, que acontece neste sábado, 21, no auditório do Hotel Ouro Branco.
Já confirmaram a presença o cardiologista Gilson Soares Feitosa, da Bahia, que coordena uma pesquisa sobre a utilização de células-tronco no tratamento de doenças do coração, e Valéria Bezerra de Carvalho, médica da Beneficência Portuguesa, de São Paulo.
O evento terá início às 8h da manhã e as inscrições podem ser feitas no próprio local. Na programação científica, constam discussões sobre modernas técnicas para o tratamento e diagnóstico da insuficiência cardíaca, seja na área clínica ou cirúrgica.