Durante os dias 25, 26 e 27 de abril, os jovens da Capital e de diversos municípios paraibanos colocarão a mão na massa para conscientizar a população para os problemas de saneamento. A mobilização faz parte do Dia Global do Voluntariado Jovem, que é coordenado pela ONG Natal voluntários e que, este ano, traz o Instituto UniGente como comitê estadual da mobilização.
As ações, que contam com o apoio do Sistema Correio de Comunicação, serão realizadas gincanas nos colégios Marista Pio X, Geo Studio, nas Escolas Estaduais Raul Córdula e Isabel Maria e na Escola Municipal de Cabedelo Rosa Figueiredo, além da rede de relacionamento do instituto, Unimed Campina Grande, Patos e sociedade em geral.
A iniciativa tem a finalidade de alertar para a importância do saneamento básico na cidade. “É certo que sanear toda cidade, no curto prazo, é uma tarefa impossível para administração pública, pelo elevado valor das obras e a demora em sua realização. Portanto, nada mais justo que façamos a nossa parte também para que, em 2015, como estabelece a ONU em seus Objetivos do Milênio, a situação esteja bem melhor”, afirmou Núbia Gonçalves, coordenadora do UniGente.
O Dia Global do Voluntariado Jovem (Confira o vídeo da mobilização, clicando aqui), criado nos Estados Unidos em 2000, é um evento mundial realizado anualmente. São milhões de jovens em mais de 150 países realizando ações em favor de suas comunidades, mostrando que é possível melhorar o mundo com a força do voluntariado.
Desde 2003, o Natal Voluntários atua como Agência Nacional de Coordenação do Dia Global do Voluntariado Jovem no Brasil, tendo sido selecionada pelos Organizadores Mundiais Youth Service America (YSA) e Global Youth Action Network (GYAN).
O Natal Voluntários é uma organização não-governamental, sem fins econômicos e apartidária, que tem como função promover o voluntariado e a responsabilidade social; além de disseminar e valorizar o exercício da cidadania e da solidariedade, estimulando a articulação entre os diversos setores da sociedade.O Natal Voluntários acredita que, com a participação de todos, o mundo pode ser melhor. Quando pessoas, organizações da sociedade civil e as iniciativas pública e privada se juntam para realizar ações em conjunto, as coisas acontecem.