• Início
  • Notícias
  • Instituto UniGente participa de ações de incentivo ao aleitamento materno

Notícias

Instituto UniGente participa de ações de incentivo ao aleitamento materno

Publicada em 03/08/2009 às 18h43

A ação, no Estado, é coordenada pelo Movimento Nós Podemos Paraíba A ação, no Estado, é coordenada pelo Movimento Nós Podemos Paraíba

O aleitamento materno é um das estratégias mais eficazes no combate à mortalidade infantil. Mesmo assim, pelo menos 40% dos bebês que nascem na Paraíba não são amamentados, segundo dados do Ministério da Saúde.

Pensando nisso, o Instituto UniGente, através do Movimento Nós Podemos Paraíba, e a Secretaria de Estado da Saúde aproveitaram a 18ª Semana Mundial da Amamentação para reforçar a importância do aleitamento nos seis primeiros meses de vida da criança. O evento foi realizado no último sábado (1º), na Casa Bela Recepções, no Bairro do Bessa, na Capital (confira as fotos, CLICANDO AQUI).

“Há quase três meses, o Governo do Estado firmou o Pacto de Redução da Mortalidade Infantil, com o Governo Federal e 21 municípios paraibanos que detêm mais de 50% das mortes de bebês no Estado. Comprometemos-nos em reduzir o número de mortes entre crianças menores de um ano em, no mínimo, 5% ao ano”, lembrou o secretário José Maria que integra o Movimento Nós Podemos Paraíba, antes de ser complementado pela coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba e supervisora do UniGente, Núbia Gonçalves: “juntos, erradicaremos a mortalidade infantil em nosso Estado.

Durante o evento, o secretário geral do Movimento Nós Podemos Paraíba e presidente da Unimed JP/Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão foi homenageado. Segundo ele, é necessário o engajamento de todos para mudar a situação da Paraíba. “Muita coisa depende do poder público, mas nós temos nossa parcela de contribuição e devemos utilizá-la para acabar com esse problema que vitima 30,3 crianças de cada mil que nascem no Estado”, alertou.

Get Flash to see this player.

Na ocasião, o Coral Jovem Unigente, apresentou uma paródia da música “Fada”, enfatizando a importância do aleitamento materno (confira a apresentação clicando na imagem ao lado).

AÇÕES NO HOSPITAL UNIMED JP

Durante a semana, a Secretaria do Estado da Saúde, representando o Movimento Nós Podemos Paraíba, e o Banco de Leite Humano Anita Cabral vão promover palestras e distribuição de material informativo em unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) e em empresas que mantêm parceria com o banco de leite. Também haverá exposição de banners e distribuição de material em agências bancárias. No domingo (2), serão instalados stands nos shoppings Manaíra e Tambiá, que funcionarão das 14h às 18h.

No Hospital Unimed JP, serão realizadas, nesta quinta-feira, palestras educativas sobre os benefícios do aleitamento materno. A programação, que será realizada das 8h às 17h, também envolve exibição de filmes e relatos pessoais.

POSTO DE COLETA

A criança que mama cresce mais forte e tem menos riscos de adoecer e morrer. O Hospital Unimed JP sabe disso e desde 2005, vem realizando um trabalho de conscientização sobre a importância da amamentação, através do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH).

A doação é feita, principalmente, pelas mães que dão à luz no Hospital Unimed JP, mas mulheres da comunidade também contribuem com este ato de solidariedade. Em seguida, o alimento recolhido é enviado para o Banco de Leite Anita Cabral, ao qual o Posto de Coleta é vinculado, onde passa por um processo de pasteurização. Somente após esta etapa, é que ele segue para consumo das crianças internadas na UTI Neonatal do Hospital Unimed JP.

O Posto conta com dois boxes, cada um com poltrona para a mãe e berço para o bebê. Estes locais dispõem ainda de música ambiente, televisão e material educativo sobre a importância da doação do leite humano. Quando é necessário, após a alta hospitalar, uma equipe realiza visita domiciliar à puérpera para orientá-la na coleta e armazenamento. Esta assistência também é dada às mães da comunidade que decidem fazer a doação.

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

O PCLH desenvolve atividades de promoção, proteção e apoio, como programas de incentivo e sensibilização sobre a doação de leite materno; presta assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento; coleta, armazena e repassa o Leite Humano Ordenhado (LHO) para o Banco de Leite Humano (BLH); e estabelece ações que permitam a rastreabilidade do LHO.

O trabalho, realizado pela equipe de Enfermagem do Hospital Unimed JP, vem obtendo excelentes resultados. Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2008 foram coletados quase 700 litros de leite.

Por causa do desempenho, além de ajudar os bebês prematuros e/ou com baixo peso, o Hospital Unimed JP, receberá, em breve, o certificado “Hospital Amigo da Criança”, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do UNICEF como forma de reconhecer ações em prol do aleitamento materno.