O presidente da Unimed JP, Instituto UniGente e Diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, Aucélio Gusmão, e a supervisora do instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP, Núbia Gonçalves, participaram, na última terça-feira (5), de um reunião em Brasília (DF), com importantes representantes da área de Responsabilidade Social do país.
O encontro ocorreu no escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Na ocasião, ficou acertado que o instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP, UniGente, juntamente com o Ministério Público da Paraíba, ficarão responsáveis pelo Comitê Regional do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, criado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A Unimed do Brasil, através da Diretoria de Marketing e Desenvolvimento, passará a integrar o Comitê de Apoio à Secretaria Executiva do Movimento. A equipe também é formada por entidades como o Coep Brasil, Instituto Ethos, Caixa Economia Federal, Banco do Brasil e PNUD.
A partir de agora, a Confedração tornou-se oficialmente parceira do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), após Aucélio Gusmão assinar o Memorando de Entendimento- documento balizador do acordo.
“As cooperativas exercem influência em todas as comunidades em que estão inseridas. As ações sociais e ambientais que elas promovem devem estar afinadas com as necessidades regionais. Assim, o desenvolvimento acontece de forma sistemática, com planejamento e estratégia”, afirma Aucélio Gusmão.
MEMORANDO DA ONU
O instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP, UniGente, foi o primeiro do Sistema Unimed que obteve o memorando da ONU (Organização das Nações Unidas)- conquistado em 2007. O acordo permite que uma entidade participe dos programas e ações da organização.
Por isso, o instituto UniGente ficou responsável por auxiliar outras Unimeds do país na formatação de um plano de trabalho para que elas consigam o documento da ONU.
Uma das iniciativas do instituto para divulgação do acordo estabelecido pela ONU para divulgação dos ODMs foi a criação do Prêmio Paraíba Abraça ODM. O objetivo é incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
“Esperamos contribuir muito para a diminuição do sofrimento de milhares de paraibanos, além de fortalecer e repassar as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), através dos nossos projetos desenvolvidos”, finalizou Aucélio Gusmão.
MOVIMENTO PELA CIDADANIA
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil .Estas entidades se uniram no intuito de promover e estimular a consciência social, objetivando a busca pela cidadania e solidariedade de forma integrada, atingindo todo o Brasil. Como forma de impulsionar a realização destes objetivos, foi criada a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, evento que se repetirá todos os anos. Será uma semana de informação, conscientização e mobilização para o exercício da cidadania e da solidariedade.
Com a iniciativa pioneira, a rede tem o objetivo de mobilizar a sociedade e governos para disseminar e colocar em prática a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos pela ONU. Um momento para a reflexão, discussão e definição de ações práticas e concretas. O propósito é organizar uma agenda unificada do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com a realização dos mais diferentes eventos e atividades. E, ainda, promover um balanço inicial - e em seguida, anual - da sociedade e dos governos quanto ao compromisso e ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000. O Brasil, em conjunto com os países-membros da ONU, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta. Os Objetivos do Milênio é composto por oito macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, através de ações concretas realizadas entre governo e sociedade. É o conteúdo da Semana Nacional pela
Cidadania e Solidariedade.
Oito Jeitos de mudar o mundo:
Os "8 objetivos" serão os parâmetros para que cada brasileiro faça algo na sua comunidade, no seu espaço de atuação e de vivência, doando-se um pouco mais num projeto nacional de solidariedade e ajudando a transformar a sociedade em que vive e melhorar a qualidade de vida de sua região.
1) Erradicar a extrema pobreza e a fome
2) Atingir o ensino básico universal
3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4) Reduzir a mortalidade infantil
5) Melhorar a saúde materna
6) Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7) Garantir a sustentabilidade ambiental
8) Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento