• Início
  • Notícias
  • Instituto UniGente completa 5 anos de fundação e comemora resultados

Notícias

Instituto UniGente completa 5 anos de fundação e comemora resultados

Publicada em 04/12/2010 às 12h

"UniGente veio ampliar as iniciativas sociais da Unimed". Aucélio Gusmão

Durante 32 anos, os moradores das comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira, em João Pessoa, sofreram com a falta de um endereço próprio. Em cada comunidade, existia apenas um Código de Endereçamento Postal (CEP). Todas as correspondências eram entregues em um mesmo local e cada pessoa deveria ir buscá-las. A situação, inadmissível nos dias de hoje, causava diversos transtornos, como atrasos no recebimento de contas.

Até mesmo conseguir emprego era difícil para os moradores. As empresas não queriam dar trabalho para pessoas “sem endereço”. A realidade destes cidadãos, que não tinham direito sequer de receber em casa uma carta de parente, mudou com a criação do UniGente, o Instituto de Responsabilidade Social da Unimed João Pessoa. O problema foi resolvido em 2005 e, desde então, cada morador recebe suas correspondências em endereço próprio.

Este é apenas um exemplo da importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto UniGente, que completou cinco anos de fundação neste sábado. Fundado no dia 4 de dezembro de 2005 pela Unimed JP – maior operadora de planos de saúde da Paraíba, com mais de 120 mil clientes e aproximadamente 1,5 mil cooperados -, o UniGente tem como lema “transformar vidas”. E vem perseguindo esta meta sem medir esforços, tendo como foco as diretrizes definidas pela diretoria executiva da Unimed JP e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas sociais que devem ser alcançadas por 191 países, entre eles o Brasil.

São várias as frentes de atuação do UniGente. Saúde, cidadania, ocupação e geração renda, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado são alguns exemplos. Os projetos beneficiam comunidades carentes no entorno da sede e do hospital próprio da Unimed JP, mas alcançam também instituições filantrópicas, funcionários e comunidade em geral, através de ações como as de promoção da saúde. Entre os destaques, estão o Projeto Mosaico, de repercussão internacional; o Coral Jovem UniGente, que já se apresentou para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e o PróRampas, que tornou mais fácil a mobilidade de portadores de necessidade especiais em João Pessoa.

Considerando apenas as pessoas mais carentes, hoje já são cerca de 40 mil beneficiados, direta ou indiretamente, por meio de projetos próprios ou desenvolvidos através de parcerias. Em princípio, as iniciativas ficaram restritas à Capital, mas cresceram de tal forma que extrapolaram as fronteiras da Paraíba e chegaram ao restante do país. E não parou aí. O UniGente já conquistou o reconhecimento de uma das maiores e mais sérias instituições do mundo: a Organização das Nações Unidas (ONU).

PAPEL SOCIAL A DESEMPENHAR

O presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, declarou que, por ser uma cooperativa, a Unimed JP sempre desenvolveu trabalhos na área de responsabilidade social. O UniGente veio para coordenar, sistematizar e ampliar estas iniciativas. Ele afirmou que este trabalho foi uma das formas encontradas pela Unimed JP para retribuir aos paraibanos todo o apoio recebido em quase quatro décadas de atuação – no próximo dia 16, a cooperativa completa 39 de fundação.

Aucélio Gusmão disse que se sente feliz em constatar o reconhecimento que a Unimed JP tem recebido na área de responsabilidade social. Para ele, as empresas têm uma importante contribuição a dar à sociedade.

A coordenadora do UniGente, Núbia Gonçalves, reforça que o objetivo central é proporcionar ganhos sociais, com impacto no bem-estar, inclusão e melhoria de qualidade de vida das pessoas beneficiadas. “No UniGente, não nos preocupamos apenas em criar programas que tenham pouca durabilidade, buscamos auxiliar as pessoas a se promoverem socialmente, através da capacitação profissional, ingresso no mercado de trabalho e, consequentemente, melhorarem a qualidade de vida."

RESULTADOS SIGNIFICATIVOS

O projeto nas comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira, citado no início desta matéria, beneficiou diretamente cerca de 450 famílias. Hoje, os 13 logradouros e ruas das comunidades são encontrados por nomes e CEPs próprios. Todas as casas receberam números. Logo nos primeiros meses de fundação, o UniGente entrou em contato com lideranças das comunidades e, em caráter de emergência, tomou as providências necessárias, como a disponibilização de uma assessoria jurídica, para mudar a realidade.

De acordo com Alexandre dos Anjos Guedes, líder comunitário da São Rafael e da Padre Hildon, as dificuldades eram muitas, como o desafio de conseguir emprego. “Era um sufoco. Hoje, a situação é outra. Graças ao apoio do UniGente, o jovem sai em busca de trabalho com o endereço completo de sua residência impresso. [A criação dos endereços] foi um dos maiores marcos da comunidade”, disse.

Jovens do Coral descobrem, através da música, um mundo de oportunidades
 
Música proporciona um mundo de oportunidades aos jovens

Foi nessas duas comunidades, também, que o Instituto descobriu a maioria dos integrantes do Coral Jovem UniGente. Formado por 63 crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 8 e 24 anos, o grupo é regido pela maestrina Socorro Estrela. Uma das maiores conquistas do grupo foi ter cantado para o presidente Lula, em uma solenidade em Brasília, em março desse ano.

Talentosos, os jovens descobriram, através da música, um mundo de oportunidades e ficam distantes de problemas muito comuns em comunidades carentes. “Eu já cantava antes, mas os ensaios do Coral UniGente abriram minha cabeça para um mundo que eu não fazia ideia que existia. Através do grupo, já pude me apresentar em vários eventos e até para o presidente Lula. Em qual outra hipótese eu teria essa oportunidade?”, comentou Bruna Silva Santos, 16 anos.

Três integrantes do Coral Jovem UniGente conseguiram ingressar no mercado de trabalho, este ano, através do Programa Jovem Aprendiz do governo federal. Eles foram selecionados pela Unimed JP por qualidades descobertas no grupo, a exemplo de dedicação, responsabilidade e senso de equipe. Lucas Ezequiel Correia de Oliveira, 17 anos, Carlos Antônio Inácio da Silva, 18, e Bruna Silva comemoram a oportunidade. “O instituto é uma porta aberta para milhares de pessoas. Tudo que consegui até hoje foi porque um dia o UniGente acreditou em mim. Este ano tive a oportunidade do primeiro emprego e de poder me especializar naquilo que pretendo seguir em minha carreira profissional”, comentou Carlos.

LAPIDANDO TALENTOS

“Arte, saúde e cidadania. Vida e cenários transformados”. Em síntese, o Projeto Mosaico UniGente poderia ser definido desta forma. Ele tem como base a geração de renda, controle de fatores de risco e promoção da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social.

O projeto já existia antes mesmo do UniGente ser fundado e acabou sendo incorporado por ele. Jovens de comunidades carentes de João Pessoa aprenderam a arte milenar e, agora, funcionam como multiplicadores da técnica. Mas, o mais importante é que, em vez de passar o tempo livre nas ruas, onde ficariam expostos a vários perigos, eles aprenderam um ofício e ainda podem ganhar dinheiro. O futuro, antes incerto, começa a se desenhar com novas perspectivas.

Projeto tem como base a geração de renda e a promoção da cidadania
 
Jovens têm acesso ao mercado de trabalho através do Mosaico

Uma das primeiras beneficiadas foi a mosaicista Angélica Gonçalves. Ela aprendeu a técnica do mosaico no início da década. Já foi instrutora do UniGente e de projetos semelhantes na Fundação de Ação Comunitária (FAC), Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“Posso dizer que o lema do UniGente já diz tudo. Ele abre portas e transforma a vida das pessoas. Eu conheço pessoas que não tinham profissão. A partir do momento em que aprenderam a técnica do mosaico, já conseguem, assim como eu, viver da arte,” disse.

ACESSIBILIDADE PARA TODOS

O Instituto UniGente desenvolve, também, o PróRampas, projeto de acessibilidade pioneiro no país. Mais de 500 rampas já foram instaladas ou reformadas em João Pessoa. O projeto possibilita acesso a calçadas e ruas com mais segurança para quem se encontra em dificuldade de locomoção definitiva ou temporária.

Projeto PróRampas possibilita acesso as calçadas e ruas com segurança
 
Rampas possibilita acesso as ruas com mais segurança

O PróRampas é realizado pelo UniGente em parceria com a empresa Via Urbana. Todas as rampas são construídas ou recuperadas dentro dos padrões técnicos de sinalização e segurança, de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Além de assegurar o direito de locomoção e com completa independência, o projeto tem repercussão também no meio social dos deficientes, através do fortalecimento de seus direitos de cidadãos, como o de ir e vir. Os benefícios são tão grandes que outras empresas já aderiram à ideia e criaram iniciativas próprias inspiradas no projeto. É a multiplicação do bem.

ALTO DESEMPENHO

A política de responsabilidade social do Instituto UniGente contribuiu para a Unimed JP tornar-se a primeira cooperativa do Sistema Unimed a conseguir o Memorando de Entendimentos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Este documento, concedido após rigorosa avaliação da Organização das Nações Unidas (ONU), permite que uma instituição participe dos projetos do Pnud como parceira. O trabalho em prol dos ODM contribuiu de forma decisiva para a conquista do memorando.

Núbia Gonçalves e Maria Celina (PNUD), em evento do Prêmio ODM na PB
 
Núbia Gonçalves e Maria Celina, em evento na Paraíba

Segundo a coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico do Pnud, Maria Celina Arraes, o programa tem procurado cultivar parcerias com a sociedade civil e empresas privadas em prol dos ODM e o Instituto UniGente foi um dos primeiros parceiros no Brasil. “Daí a importância do Instituto UniGente para o Pnud. O Instituto também é um dos líderes do Movimento Nós Podemos da Paraíba. Registro que o UniGente tem feito um excelente trabalho na Paraíba envolvendo o Poder Executivo, o Ministério Público e a sociedade em geral”, comentou.

O Movimento Nós Podemos Paraíba foi criado com a finalidade incentivar, monitorar e executar, na Paraíba, empreendimentos voltados para a divulgação e promoção dos ODM. A iniciativa já conta com mais de 70 adesões. Para Maria Celina, por meio da parceria com o Pnud para promoção dos ODM, o UniGente obteve o estímulo necessário para ampliar os trabalhos sociais, beneficiar um número significativo de pessoas e alcançar “resultados palpáveis” junto a comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade.

“O importante é assegurar oportunidades de escolha para pessoas carentes que, geralmente, estão atoladas em vidas sem perspectiva. Através dos projetos realizados pelo UniGente, as pessoas despertam para seus direitos e para novas possibilidades na vida. Dessa maneira, ele contribui para a melhoria dos níveis educacionais, muitas vezes também saúde e a autoestima”, concluiu.

CAMPANHA CONTRA A FOME

   

Todo final do ano, a Unimed JP, através do Instituto UniGente, se une ao Sistema Correio de Comunicação e à rede nacional de mobilização social Coep na Campanha Natal pela Vida. A finalidade é arrecadar alimentos não perecíveis para doar a famílias carentes.

Este ano, a arrecadação teve início no dia 29 de novembro e se estenderá até 21 de dezembro. A entrega dos alimentos ao Coep e ao Sistema Correio, que ficarão responsáveis pela distribuição, será no dia 22 de dezembro, na sede da Unimed JP. A meta da cooperativa, este ano, é arrecadar 100 toneladas de alimentos.

Os alimentos são conseguidos através da mobilização de clientes, médicos cooperados e funcionários. Para saber mais sobre a campanha ou como ajudar, acesse www.unimedjp.com.br.

OBJETIVOS DO MILÊNIO

As atividades desenvolvidas pelo UniGente são focadas nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os ODM foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova York, em 2000, quando líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015. Confira quais são os ODM clicando na imagem abaixo: