• Início
  • Notícias
  • Instituições se unem para alertar sobre perigos do tabagismo

Notícias

Instituições se unem para alertar sobre perigos do tabagismo

Publicada em 28/08/2013 às 14h04

Ações vão alertar jovens sobre os perigos que o tabagismo causa à saúde do fumante Ações vão alertar jovens sobre os perigos que o tabagismo causa à saúde do fumante

A Unimed João Pessoa, a Associação Médica da Paraíba (AMPB) e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba estão unidos em torno de um mesmo objetivo: alertar a população sobre os riscos do tabagismo na adolescência. 

Para isso, foram programadas diversas ações de promoção da saúde, que fazem parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29 de agosto). As ações da campanha estão focadas na prevenção e no combate ao tabagismo entre os jovens já que é o público que tem mostrado, de acordo com pesquisas, maior adesão ao cigarro. De cada 10 novos fumantes, 9 estão inseridos na faixa etária de 12 a 19 anos.

As ações do Dia de Combate ao Tabagismo foram iniciadas na última sexta-feira (23) com uma palestra sobre os perigos do tabagismo, ministrada pelo coordenador de Tabagismo da Sociedade Paraibana de Pneumologia, Sebastião Costa, no auditório do Colégio Liceu Paraibano. A apresentação foi voltada para os educadores que trabalham com jovens, no programa Saúde nas Escolas.

Nesta quinta-feira (29) uma mobilização no Parque Solon de Lucena vai marcar oficialmente o Dia de Combate ao Tabagismo na Capital. Às 7h30, cerca de 2,5 mil alunos da rede pública de ensino irão dar um grande abraço na Lagoa. Na ocasião, também serão distribuídos materiais educativos.

No mesmo dia, serão realizadas ações na Sede da Unimed JP. Durante a manhã, os clientes que comparecerem ao local poderão realizar testes que mede a capacidade respiratória (espirometria). Uma equipe da Promoção da Saúde também estará no local para dar dicas e prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.

ESTIMATIVAS

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, a Paraíba possui hoje mais de 511mil fumantes e, destes, 99, 7 mil estão em João Pessoa. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense 2012), estudo do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apoio do Ministério da Educação, o percentual de adolescentes que experimentaram cigarro caiu em 8% nas capitais, entre 2009 e 2012

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que nos últimos cinco anos foram registrados mais de 1,3 mil óbitos por câncer de pulmão e o uso do cigarro responde por 90% das causas desses óbitos. Outra patologia que também tem como fator de risco o uso do tabaco são as doenças cardiovasculares que já mataram cerca de 38 mil pessoas na Paraíba nos últimos cinco anos.

DOENÇAS ASSOCIADAS

O cigarro está associado a mais de 50 doenças e tem causado mortalidade prematura como um dos principais fatores desencadeantes de doenças respiratórias, do coração, assim como vários tipos de câncer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê mortalidade de 10 milhões de pessoas ligadas ao uso do tabaco em 2020 (3 milhões em países desenvolvidos e 7 milhões em países em desenvolvimento). Confira abaixo o impacto do tabagismo na saúde:

• Vários tipos de câncer, como o câncer de pulmão, laringe, boca, cabeça e pescoço, mamas, bexiga, esôfago, entre outros;

• Doenças cardiovasculares;

• Acidentes vascular cerebral (derrame);

• Doença vascular periférica;

• Distúrbios respiratórios, como bronquite, enfisema e doença pulmonar crônica;

• Catarata;

• Redução de memória e dificuldades de aprendizado em tabagistas adolescentes.

HISTÓRIA DO TABAGISMO

A história do tabagismo tem origem nos rituais dos índios americanos. Ganhou espaço na Europa do século XV e conquistou outros continentes no decorrer dos tempos. Desde então, o tabaco tem sido utilizado de várias formas e com propósitos culturais diferentes.

São inúmeras e diversas as razões que levam o indivíduo a fumar: estimulação, prazer, curiosidade, redução de tensão, hábito, ritual e dependência. Além disso, existem os condicionamentos ou gatilhos, como: café, hábito de fumar no carro, após as refeições, ao computador e ao telefone.

GASTOS COM CIGARRO

Além dos malefícios causados à saúde, o tabagismo tem impacto também para o bolso.

Faça o cálculo e veja o quanto você já gastou com o cigarro (Clique aqui).

Com informações da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo e do site Focando a Notícia