Reformas, aquisição de veículos, compra de mobília e construção de área de vivência. Estes são alguns dos projetos que vão ser colocados em prática pelas seis instituições beneficiadas com a campanha Guia Solidário, lançada segunda-feira (8) pela Unimed JP, através do Instituto UniGente, e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
A campanha, que será realizada até 8 de setembro, tem como principal público-alvo os clientes da Unimed JP. Eles serão convidados a fazer doações para uma das seis instituições beneficiadas no momento em que receberem o Guia Médico da Cooperativa, que tem distribuição gratuita. Mas, apesar de ser voltada para clientes, qualquer pessoa pode colaborar (veja as contas).
OS PROJETOS
Veja o que as instituições pretendem fazer com os recursos arrecadados:
Associação Papa João XXIII
O gerente administrativo da Associação Papa João XXIII, Eugênio Mimoso, já decidiu como vai empregar o dinheiro das doações. Com um projeto nas mãos, ele conta que deseja construir uma área de vivência no conjunto Valentina. O local, que será destinado para a prática de esportes e oficinas de artes, vai beneficiar os jovens da comunidade, além das crianças e adolescentes que vivem na Associação Papa João XXIII. Segundo Mimoso, o projeto foi apreciado e aprovado pelo Ministério Público da Paraíba.
Casa da Divina Misericórdia
A diretora da Casa da Divina Misericórdia, Marliete Arruda, disse que vai adquirir um veículo para fazer o transporte dos idosos abrigados na instituição. Ela informou que a entidade cuida de 28 pessoas com idades acima de 65 anos. Muitas estão doentes e precisam ser levadas ao médico constantemente. “Quero comprar uma Kombi porque isso vai facilitar nosso trabalho e gerar menos desconforto aos idosos”, analisou.
Casa da Paz Maria de Nazaré
Os recursos que chegarem à Casa da Paz Maria de Nazaré serão utilizados para ampliar as instalações da instituição e proporcionar mais conforto e segurança às quase 30 crianças e adolescentes que vivem no local. A diretora da entidade, Edvânia Marinho, disse que a intenção é construir dois quartos e uma área de vivência para os abrigados.
Hospital Padre Zé
A despesa mensal do Hospital Padre Zé gira em torno de R$ 100 mil, segundo o superintendente Remilson Honorato. Ele conta que os maiores gastos são a folha de pessoal e aquisição de medicamentos. O dinheiro das doações irá ajudar nestas despesas.
Núcleo de Apoio à Criança com Câncer
Os dirigentes do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) adquiriram recentemente uma casa ao lado da sede da instituição, em Tambiá, no Centro da Capital. De acordo com a supervisora da entidade, Samara de Luna, os recursos da campanha serão empregados na reforma e compra de mobília para o novo prédio. “O imóvel será usado para a realização de oficinas e cursos que ministramos aos acompanhantes das crianças que vêm a João Pessoa em busca de tratamento contra o câncer”, informou.
Vila Vicentina Júlia Freire
Na Vila Vicentina Júlia Freire, as doações serão utilizadas para melhorar a estrutura, beneficiando os 65 idosos que vivem no local. O presidente da instituição, José Arimatéia, disse que vai construir passarela e adaptar os banheiros. “Queremos instalar barras de ferro no banheiro, conforme determina a Vigilância Sanitária e o Estatuto do Idoso”, disse.