Sentada numa cadeira, segurando com carinho uma pequena boneca, Maria da Glória Quirino, 61 anos, assiste à TV em uma sala da Casa da Divina Misericórdia, abrigo onde vive em João Pessoa. Dona de corpo franzino, Glorinha, como é chamada, tem problemas mentais e não fala corretamente. Passa o dia pronunciando palavras sem sentido e fazendo carinho no inseparável brinquedo.
O último contato com parentes ocorreu há quase cinco décadas, quando a menina foi deixada, aos 13 anos, num orfanato. Criada por voluntários, não estudou, não trabalhou e passou a vida dependendo da solidariedade das pessoas. Envelheceu e foi transferida para a Casa da Divina Misericórdia. Lá, recebe o carinho e a proteção que lhe foram negados pela família.
Glorinha está entre os idosos abrigados pela Casa da Divina Misericórdia, instituição filantrópica que sobrevive de doações e que foi indicada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para participar da campanha Guia Solidário, que teve início no dia 8 de junho. A iniciativa da Unimed JP, através do Instituto UniGente, e do MPPB beneficiará seis instituições.
ASSISTÊNCIA
Localizada no Jardim Cidade Universitária, a Casa da Divina Misericórdia abriga 30 idosos, na maioria, carentes. Entre eles, estão pessoas que não têm mais família e nem onde ficar, como Maria Suza Costa, uma senhora de 103 anos de idade. “Ela foi trazida para cá pela justiça depois que os vizinhos denunciaram que a idosa sofria maus tratos”, conta a diretora da Casa, Marliete Arruda de Lima.
No abrigo, os idosos recebem atendimento médico, psicológico e de assistente social. Também há enfermeiros e nutricionistas trabalhando no local. A maioria deles atua de forma voluntária, mas a instituição dispõe de 15 funcionários. A rotina no lugar é seguida à risca. Assim que acordam, os idosos tomam banho, são alimentados, medicados e passam o resto do dia divididos entre a televisão e as conversas.
VOZ DO CORAÇÃO
Foi seguindo a voz do coração que Marliete decidiu dedicar a vida a cuidar de pessoas carentes. Ela conta que, há cerca de 10 anos, começou recolhendo e alimentando os idosos que viviam pelas ruas. Com a ajuda de doações, alugou uma casa no bairro de Jaguaribe e passou a dar abrigo aos pedintes. No início, eram apenas dois. Em pouco tempo, mais de 20. As despesas eram pagas com o dinheiro das doações.
Depois de sete anos em Jaguaribe, a Prefeitura de João Pessoa cedeu um terreno no Jardim Cidade Universitária. Mais uma vez, Marliete caiu em campo e foi bater na porta das empresas para conseguir o material de construção e mão-de-obra. O trabalho durou três anos e a sede só ficou pronta em dezembro do ano passado. “Quando ando por essas salas, custo a acreditar que tudo isso veio do nada. É nessa hora que vejo o poder de Deus”, comenta Marliete
A CAMPANHA
A Casa da Divina Misericórdia funciona dentro dos padrões determinados pelo Estatuto do Idoso e pela Vigilância Sanitária. Mas a estrutura ainda poderá ficar melhor. Os recursos obtidos através da campanha “Guia Solidário” serão investidos na melhoria das instalações para oferecer mais qualidade de vida às pessoas beneficiadas.
A campanha funciona da seguinte forma: ao receber o Guia Médico, livro de distribuição gratuita que reúne os endereços e telefones da rede de assistência médico-hospitalar da Unimed JP, o cliente é convidado a doar qualquer valor para uma das seis instituições beneficiadas. “Quem participar dessa campanha estará materializando um trabalho de grande alcance social”, declarou o presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Gusmão.
Para ajudar a Casa da Divina Misericórdia, basta depositar qualquer valor na conta aberta pela instituição na Unicred JP especialmente para a campanha (Agência: 2201 / Conta corrente: 8723-8). Os telefones do abrigo são 3235-0396 / 8813-9125
Apesar de ter como público-alvo os clientes da Unimed JP, qualquer pessoa pode contribuir com a campanha Guia Solidário. Todas as informações sobre a iniciativa estão disponíveis na internet. Clique aqui e confira.