As inscrições dos projetos que concorrerão ao 4º Prêmio ODM Brasil, que seriam encerradas na última segunda-feira (31), foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 18 de novembro.
O objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer publicamente práticas sociais que contribuam com o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), as metas do Milênio estipuladas pela Organização das Nações Unidas juntamente com 191 países e que visam diminuir as desigualdades sociais.
Poderão concorrer à premiação: instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente através do site do Prêmio ODM Brasil, clique aqui.
A avaliação dos projetos será feita por uma equipe de técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
As melhores iniciativas serão reconhecidas desde que atendam a alguns critérios. São eles: contribuição para os ODM, impacto no público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias e potencial de reaplicabilidade e articulação com outras políticas públicas.
O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal - por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República - pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos).
METAS DO MILÊNIO
Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são metas socioeconômicas estipuladas em 2000, durante uma reunião entre 191 países membros da ONU, e que devem ser alcançadas até 2015. Veja, abaixo, quais são os oito ODM:
1º - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2º - Atingir o ensino básico universal
3º - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4º - Reduzir a mortalidade infantil
5º - Melhorar a saúde materna
6º - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7º - Garantir a sustentabilidade ambiental
8º - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento