As inscrições para a Corrida do Feijão, mais uma das iniciativas da Unimed JP na Campanha Natal pela Vida, começam na próxima segunda-feira (7) e se estenderão até o dia 16. A taxa para participar será dez quilos de feijão. As inscrições serão feitas na recepção principal da sede da Unimed JP, no bairro da Torre, das 7h às 18h.
A Corrida do Feijão será realizada no dia 20 dezembro (um domingo), na orla da Praia do Cabo Branco, e terá um percurso de 5 quilômetros. A concentração começará às 6 horas no Busto de Tamandaré. De lá, os participante sairão às 7 horas e correrão até a Fundação Casa de José Américo, retornando, em seguida, para o Busto de Tamandaré.
A meta da Unimed JP é reunir, pelo menos, mil participantes na Corrida do Feijão, que é aberta para qualquer pessoa que queira participar. Os três primeiros colocados de cada gênero receberão troféus. Além deles, os outros 100 participantes com melhor desempenho ganharão medalhas.
A camiseta e a numeração dos corredores serão entregues no dia 18, no mesmo horário e local da inscrição; e no dia da corrida (20), no Busto de Tamandaré, a partir das 5h30. A Corrida do Feijão está sendo realizada em parceria com a Federação Paraibana de Atletismo.
COMBATE À FOME
A Campanha Natal pela Vida é realizada há 10 anos pela rede de mobilização social Coep e pelo Sistema Correio de Comunicação para arrecadar alimentos não perecíveis para doar a famílias carentes. A adesão da Unimed JP ocorreu em 2004 e, desde então, a Cooperativa tem se empenhado para superar, a cada ano, a meta de arrecadação em comparação à edição anterior.
Em 2008, a Unimed JP conseguiu 65 toneladas de alimentos. Este ano, a expectativa é conseguir, no mínimo, 100 toneladas. Um diferencial em 2009 é a qualidade dos alimentos. Para garantir a variedade de itens nas cestas básicas que serão doadas, a Cooperativa definiu que arrecadará, exclusivamente, cinco tipos de alimentos – feijão, arroz, macarrão, fubá e açúcar.
Os alimentos estão sendo conseguidos através da mobilização de clientes, médicos cooperados, funcionários, fornecedores e de empresas e instituições que integram o Movimento Nós Podemos Paraíba.
Na Unimed JP, a campanha é coordenada pelo Instituto UniGente. A ação atende ao primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que é acabar com a fome e a miséria.