Estão abertas até o dia 2 de outubro as inscrições para a 3ª edição do Prêmio ODM Brasil. Promovido pelo governo federal e coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
A exemplo das demais edições, as práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial. As inscrições podem ser feitas pela internet, CLICANDO AQUI, ou pelos correios, aos cuidados da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, em Brasília, Distrito Federal, no endereço: SAIS – Área 02 – A CEP: 70610-900. Neste último caso, o prazo será encerrado um pouco antes, no dia 21 de setembro.
O Prêmio foi lançado em 2004 e já foram realizadas duas edições: em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados; e em 2008, quando foram 1062 projetos inscritos e 20 premiados. O Prêmio ODM Brasil tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.
O resultado do Prêmio ODM Brasil será divulgado em abril de 2010, junto com o lançamento do 4º Relatório Brasileiro de Objetivos do Milênio. De outubro a fevereiro de 2010, será feita a pré-seleção das melhores práticas, que receberão visitas dos organizadores para a verificação dos resultados.
Os representantes dos projetos premiados são homenageados em uma solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os trabalhos são publicados em um livro para que possam ser aplicados em outros municípios.
INICIATIVA PARAIBANA
A Paraíba conta com uma versão estadual do ODM Brasil. É o Prêmio Paraíba Abraça ODM. A primeira edição ocorreu em 2007 e incluiu três categorias: governos estadual e municipal; empresas e instituições de ensino privadas; e organizações do terceiro setor. O vencedor de cada uma ganhou um computador para ser utilizado na execução do projeto.
Ainda este ano, será lançada a segunda da edição do Paraíba Abraça ODM. A ideia é que a premiação, que surgiu de uma iniciativa da Unimed JP, Instituto UniGente e Sistema Correio de Comunicação, passe a ser promovida pelo Nós Podemos Paraíba.
O QUE SÃO OS ODM
Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
LEIA TAMBÉM
Projeto do município de Pombal venceu Prêmio ODM Brasil em 2005
Seminário reúne 600 pessoas no Centro de Convenções Cidade Viva