• Início
  • Notícias
  • Iniciativa mundial pretende chamar atenção para cumprimento dos ODM

Notícias

Iniciativa mundial pretende chamar atenção para cumprimento dos ODM

Publicada em 14/10/2009 às 16h

A ação será realizada no Estado pela Unimed JP e por empresas parceiras A ação será realizada no Estado pela Unimed JP e por empresas parceiras

Entre sexta e domingo desta semana (16 a 18), a Unimed JP, através do Instituto UniGente, e diversos parceiros estarão unidos em defesa de uma causa comum: o combate à desigualdade e o apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Eles farão parte da mobilização mundial “Levante-se e faça sua parte”, que será realizada em todo o planeta. A ideia é se manifestar para que governos, empresas e a sociedade mantenham suas promessas para acabar com a extrema pobreza e alcançar os ODMs.

Nesta sexta-feira (16), todos os funcionários da Unimed JP estarão vestidos com uma camisa da campanha e comprometidos em divulgar os seus objetivos. No mesmo dia dia, os estudantes da Escola Estadual Raul Córdula e a Unimed Patos também farão diversas atividades para ajudar no sucesso da campanha.

No sábado (17), a Escola e Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança promoverá a “Mega Ação Social: Promoção da saúde, educação em saúde, lazer e cidadania”, no Sesc Gravatá, no Valentina de Figueiredo. A ação beneficiará cerca de 700 famílias das comunidades Boa Esperança e Mussumagro.

A mobilização, no Estado, contará também com a participação do Banco do Brasil, que arrecadará alimentos não perecíveis durante o Circuito de Vôlei de Praia, sábado e domingo (17 e 18), no Busto de Tamandaré.

A campanha “Levante-se e faça sua parte” é uma iniciativa da Campanha do Milênio da Organização das Nações Unidas (United Nations Millennium Campaign) e da Chamada Global pela Ação contra a Pobreza (Global Call to Action Against Poverty - GCAP). No último ano, mais de 43 milhões de pessoas em 87 países participaram da ação do “Levante-se”. Foi o recorde mundial oficial do “Guinness Book” pelo maior número de pessoas a se mobilizar por uma causa.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio traçam um panorama de como agir, visto que cinquenta mil pessoas morrem todo dia por doenças relacionadas à pobreza em um mundo de riqueza, mas com progresso vergonhosamente lento na maioria dos países. Juntar-se à chamada pela ação nos meses seguintes é o melhor modo de influenciar àqueles com o poder de mudar isso.

SOBRE O LEVANTE-SE CONTRA A POBREZA

Em 2000, líderes mundiais alinharam-se aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – um compromisso para erradicar a pobreza do mundo até 2015. O dia do Levante-se é um modo de lembrar os governos de seus compromissos de atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e ajudar àqueles que vivem na pobreza.

BRASIL RUMO AOS ODM

O terceiro Relatório de Acompanhamento Nacional dos ODM, publicado em 2007, aponta que o Brasil está avançando em muitos pontos, inclusive já alcançou, até este momento, muito das metas propostas para 2015. Mesmo assim, deverá investir mais na saúde da mulher, em saneamento básico e em outras áreas ainda deficientes.

Entretanto, sabe-se que a realidade da maioria dos mais de 5 mil municípios brasileiros está muito aquém do esperado. É o caso da Paraíba, que apresenta uma defasagem muito grande entre as metas propostas e o que já foi alcançado nos 223 municípios do Estado. Inclusive, dos 18 indicadores investigados no âmbito estadual, caso persistam as condições até aqui monitoradas, as metas preconizadas para 20015 não serão alcançadas em 11 desses indicadores.