Passar por um procedimento cirúrgico (seja ele qual for) não é um acontecimento simples na vida de uma criança. Por isso, sensível à realidade vivida pelos pequenos hospitalizados no pré-operatório, o Hospital Unimed JP inova mais uma vez e implementa um novo projeto de humanização: o Criança Feliz.
O projeto – que tem à frente a coordenadora da Capacitação Funcional e Humanização, Alexandrina Lopes, e a coordenadora do Centro Cirúrgico, Mitcheline Mahon – tem como finalidade maior proporcionar uma assistência humanizada e qualificada às crianças com indicação de procedimento anestésico-cirúrgico. “Atuando de forma descontraída junto às crianças, nós buscamos desmistificar o medo da cirurgia por meio do conhecimento, dando-lhe a oportunidade de brincar, familiarizando-se com materiais e ambientes próprios do centro cirúrgico, promovendo ainda apoio à família, antes, durante e após o ato cirúrgico”, explica Alexandrina Lopes.
A operacionalização do Criança Feliz inicia-se antes mesmo da cirurgia, no pré-operatório. No dia do procedimento, a criança é recebida por um profissional para a checagem do pré-operatório (exames, jejum, higiene etc.) e encaminhada para o setor pré-operatório, onde vivencia a demonstração simbólica do processo cirúrgico e realiza atividades lúdicas com desenhos, pintura, brinquedos de fácil higienização e canais infantis na televisão. Além disso, a conhecida roupa do Centro Cirúrgico é substituída por vestimenta estampada com temas infantis, gorros e propés (sapatinhos) coloridos.
Clique aqui para ver fotos do espaço lúdico do projeto.
Em seguida, a criança – juntamente com o pai, a mãe ou responsável - é convidada a entrar na cadeira de rodas ou no carrinho de passeio até a sala de cirurgia. Concluído o procedimento cirúrgico, ela permanece por algumas horas sob observação na sala de recuperação, retornando à unidade de internação.
Para Mitcheline Mahon, a implantação do projeto busca ainda a melhora da assistência à criança. “Os brinquedos e atividades lúdicas diminuem a ansiedade e o medo da criança e proporcionam um ambiente mais agradável, oferecendo o máximo de tranquilidade possível. A presença dos pais durante todo o procedimento também ajuda a criança a se sentir mais segura”, enfatiza.
O projeto Criança Feliz faz parte de uma série de melhorias que vêm sendo implantadas no Hospital Unimed JP, desde 2008, quando foi iniciado o processo de certificação de Acreditação Hospitalar da instituição.