Consumir vegetais, crus e cozidos, é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Por isso, as saladas ganharam tanta importância no cardápio diário das pessoas. Alimentos naturais, ricos em vitaminas, minerais e fibras, conhecidos como antioxidantes, os vegetais (hortaliças, verduras, frutas e raízes) promovem o funcionamento adequado do organismo, combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e, consequentemente, o aparecimento de diversas doenças. Além disso, proporcionam vigor e beleza a quem tem o hábito de comê-los.
E tem mais: esse tipo de alimento, por conter grande quantidade de fibras, é aliado no controle do peso corporal e do colesterol, pois aumentam a saciedade, auxiliam no controle da absorção dos nutrientes e regulam o funcionamento do intestino. Todos esses benefícios mostram como é importante incluir vegetais na refeição, principalmente, no almoço e jantar. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 400 g de vegetais por dia - o que equivale a três porções.
Quando misturados, os vegetais se transformam em deliciosas saladas. Leves, nutritivas, coloridas e saudáveis, as saladas garantem praticidade e rapidez no preparo de um prato bem saboroso. Para tornar o consumo mais agradável, é recomendado sempre variar os vegetais e as suas formas de apresentação.
É importante lembrar ainda que para ingerir saladas com segurança, exige-se uma correta higienização e armazenamento. Não basta apenas lavar os vegetais, é preciso sanitizá-los com hipoclorito de sódio, produto que elimina microrganismos danosos à saúde. Após este procedimento, eles precisam ser secos e guardados sob refrigeração em recipiente fechado.