• Início
  • Notícias
  • Informação sobre contágio é importante para a prevenção da gripe suína

Notícias

Informação sobre contágio é importante para a prevenção da gripe suína

Publicada em 11/05/2009 às 12h53

O mundo está em alerta com o atual surto da Influenza A (conhecida como gripe suína), que começou no México e já se alastrou para, pelo menos, outros quatorze países, incluindo o Brasil.

Embora ainda haja muitas dúvidas em relação à real dimensão da epidemia, é difícil evitar o pânico e o medo, tendo em vista as manchetes diárias dos meios de comunicação. Procurar informações sobre sintomas e formas de contágio, no entanto, é uma atitude necessária para manter a calma e tentar prevenir-se de um possível contágio.

Ocasionada pelo vírus tipo A, que normalmente provoca gripe em porcos, a gripe suína é uma doença respiratória que está acometendo humanos, em virtude de mutações genéticas do vírus. Ela é transmitida, principalmente, através da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Quem se dirige às áreas de risco (México, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, Espanha, Escócia, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Israel, Nova Zelândia, Peru, Holanda e Suíça) precisa ficar atento às recomendações do Ministério da Saúde, que pode ser conferidas clicando aqui.

Já quem voltar das localidades de risco e apresentar sintomas da doença - febre alta acima de 38º, tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações – deve procurar a unidade de saúde mais próxima e não deve tomar medicação sem recomendação médica. Se o possível doente estiver em um aeroporto, o indicado é que ele se encaminhe ao posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os casos suspeitos e os contatos (mesmo que não apresentem sintomas) devem ser notificados prontamente para o disque saúde do Ministério da Saúde 0800 61 1997.

(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)