Após a apresentação do Relatório de Acompanhamento dos ODM, que revelou evoluções sociais consideráveis na Paraíba, representantes do Instituto UniGente, do governo federal e do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme), discutiram a eficácia e elaboração de estratégias para ajudar o Estado a alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
A exposição, que iniciou a programação da tarde do Seminário Estadual dos ODM na Paraíba, foi feita pelo gerente do Departamento de Informações para o Planejamento do Ideme, Geraldo Lopes e pelo gerente de apoio estratégico da Unimed JP e do Instituto UniGente, Paulo Galvão.
Em um primeiro momento, Geraldo Lopes enfatizou as melhorias alcançadas no Estado e os problemas que devem ser revertidos até 2015, prazo máximo estabelecido pela Organização das Nações Unidas. Em seguida, Paulo Galvão discutiu algumas propostas sociais, para a melhoria da qualidade de vida da população carente da Paraíba. “Mesmo com os índices positivos, nós precisamos realizar ações incisivas para tornar o Estado menos desigual e o engajamento de todos será primordial nesse processo”, enfatizou Paulo Galvão.
Durante a programação, está previsto, ainda, o lançamento do Movimento Nós Podemos Paraíba Juventude e dos prêmios ODM-PB de Redação Estudantil e de Jornalismo, além da apresentação do portal do Nós Podemos Paraíba.
O Seminário Estadual dos ODM está sendo organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação do Estado.