• Início
  • Notícias
  • Inca prevê mais de 7 mil novos casos de câncer só este ano na PB

Notícias

Inca prevê mais de 7 mil novos casos de câncer só este ano na PB

Publicada em 02/02/2012 às 16h

Inca prevê mais de 7 mil novos casos de câncer só este ano na PB

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que só este ano serão registrados na Paraíba mais de 7,3 mil novos casos de câncer. Em todo o país, a previsão é de 520 mil novos registros da doença.

Dos novos casos na Paraíba, o instituto calcula que 3.580 casos atinjam homens, enquanto 3.790 mulheres devem ser acometidas por neoplasias.

Os dados foram divulgados pelo instituto e fazem parte da publicação Estimativa 2012 - Incidência de Câncer no Brasil. As maiores incidências, na Paraíba, devem ser o câncer de pele, com 2.280 novos casos; próstata, com 940; mama, com 640; e colo do útero, que pode atingir 320 mulheres.

A exposição ao sol em excesso e sem proteção é apontada como os maiores fatores de risco para o câncer que mais atingirá pessoas no Estado: o de pele. Os cuidados devem se estender ao uso de protetores solares e de objetos e roupas que contribuam para exposição com cuidado.

Segundo o Inca, sem considerar os tumores de pele, o câncer de mama continua sendo o que mais acomete mulheres. A taxa é de 32,41 casos por 100 mil habitantes, no Estado. Em se tratando de João Pessoa, a taxa sobe para 63,33 por 100 mil habitantes. Ainda de acordo com a estimativa do Inca, esse tipo de câncer também é o segundo mais freqüente nas mulheres das regiões Nordeste (32/100 mil), Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil) e Centro-Oeste (48/100 mil).

De acordo com o Instituto, cerca de 85% a 90% do total de casos de cânceres estão associados a fatores ambientais. Entende-se por esses fatores o meio ambiente de forma geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia, Hepatocarcinoma e câncer de útero. Outros estão em estudo, tais como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.

Segundo o Inca, o envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais frequente nesses indivíduos. Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células.

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas, segundo ela, relacionam-se aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer.

PREVENÇÃO

Confira dez dicas para diminuir os riscos de desenvolver o câncer:

1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.

2. Uma dieta alimentar saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Sua dieta deveria conter diariamente pelo menos 25 gramas de fibras, e a quantidade de gordura não deveria ultrapassar 20% do total de calorias ingeridas.

3. Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a um drink. Além disso, incorpore a prática de exercícios físicos à sua rotina diária. Excercite-se moderadamente durante pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana.

4. A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deverá submeter-se a uma mamografia de base, com 40 anos, um ou duas mamografias de segmento e a partir dos 50 anos uma mamografia anual.

5. A mulher a partir dos 20 anos deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolaou).

6. O homem deverá fazer um autoexame dos testículos todo mês.

7. Homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar ao médico um exame anual de sangue oculto nas fezes.

8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para o exame de toque retal para prevenir o câncer de próstata.

9. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior.

10. Faça regularmente um autoexame da boca e da pele.