• Início
  • Notícias
  • Inca prevê 230 casos de câncer do colo do útero e 490 de mama na PB

Notícias

Inca prevê 230 casos de câncer do colo do útero e 490 de mama na PB

Publicada em 05/03/2008 às 12h19

A Paraíba deverá registrar, este ano, 230 novos casos de câncer do colo do útero e 490 de mama. O alerta é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que atribui o surgimento dos casos, entre outros fatores, ao estresse da vida moderna.

Dados do Ministério da Saúde apontam o câncer como a segunda causa de morte por doença no Brasil. Somente na região Nordeste, as neoplasias representam a terceira causa de morte por doença, consistindo de 6,34% dos óbitos atestados, ficando apenas 0,02 pontos percentuais depois das doenças infecciosas e parasitárias.

Para ajudar a evitar a ocorrência destas doenças, a Unimed João Pessoa participará no próximo sábado (8) de um evento de promoção da saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na orla da Capital. Entre outras orientações, o foco será a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

A organização é da Sociedade Brasileira de Genitoscopia – Capítulo Paraíba, Sociedade Brasileira de Mastologia – Capítulo Paraíba, Unimed João Pessoa, Instituto Unigente, Benfam, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo Amigos do Peito. Todos vão montar estandes na Praça de Eventos do Mag Shopping para atender as mulheres.

PROGRAMAÇÃO

As ações terão início às 7 horas, na Quadra de Manaíra, com aula de aeróbica. De lá, as participantes seguirão em uma caminhada até o Mag Shopping, onde será servido um café da manhã e, durante todo o dia, serão realizadas ações educativas voltadas para a saúde da mulher.

Quem passar pelo estande da Unimed JP, receberá folderes com dicas de saúde e poderá realizar testes de glicemia e verificação da pressão arterial com a equipe da Secretaria de Promoção da Saúde. As participantes poderão conhecer também o trabalho do instituto de responsabilidade social UniGente, que estará representado pelo seu mascote.