Cerca de 70% dos homens e mulheres com vida sexual ativa se infectarão com um ou mais tipos do papiloma vírus humano, o HPV, que é a mais comum das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A informação é do imunologista Roberto Lacerda, médico cooperado da Unimed JP.
De acordo com ele, existem cerca de 100 tipos do HPV. Os de baixo risco oncogênico causam as verrugas genitais (HPV 6 e 11).
Entre os de alto risco, os mais comuns são o HPV 16 e o 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Lacerda informou que, no Brasil, estão disponíveis duas vacinas contra o HPV. Preferencialmente, a aplicação deve ocorrer na adolescência, antes do início da vida sexual.
PREVENÇÃO
Veja quais as vacinas disponíveis no Brasil:
Vacina Quadrivalente (Gardasil), da Merck Sharp & Dohme
- Age contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV;
- Garante proteção para 70% dos HPV oncogênicos que causam os cânceres de colo de útero e 90% dos HPV que causam verrugas genitais;
- Indicada para meninos/meninas e homens/mulheres de 9 a 26 anos de idade, em três doses.
Vacina contra HPV oncogênico (Cervarix), da GSK
- Age contra o HPV oncogênico (tipos 16 e 18);
- Previne o câncer do colo do útero e garante prevenção para 80% dos tipos de HPV oncogênicos (16, 18, 31 e 45);
- Indicada para meninas e mulheres de 10 a 25 anos de idade.
COLUNA
A prevenção do HPV foi abordada por Roberto Lacerda na edição 587 da Coluna Unimed Saúde, publicada aos domingos pela Unimed JP nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba.
Para ler a versão on-line da coluna, clique aqui.
Se quiser ler o artigo completo do médico, clique aqui.