Quem vai se submeter a uma cirurgia eletiva - aquelas programadas - tem que ter uma série de cuidados, entre eles, fazer a consulta pré-anestésica. Nesta consulta, o anestesiologista vai analisar o paciente e determinar a melhor forma de fazer a anestesia, pedindo exames prévios caso seja necessário e explicando ao paciente todo o procedimento.
De acordo com o anestesiologista Keresnky Aranda Viana, que atua na área há quase três décadas, a consulta é dividida em três partes. A primeira é a anamnese, quando é feito uma espécie de entrevista com o paciente para saber se há doença pré-existente como alergias, passado cirúrgico ou se faz uso de medicação. Na segunda parte da consulta se faz o exame físico para saber se o paciente tem alguma deficiência como problema na coluna ou obesidade, por exemplo. Depois disso, é a vez de explicar ao paciente como vai acontecer o procedimento. "É importante que o profissional tenha uma visão global do paciente", garantiu.
Ele disse que sem a consulta prévia, podem acontecer cancelamentos de cirurgias, pois se o anestesiologista não sabe a condição real do paciente, a anestesia pode não ser feita. "Há casos de pacientes que precisam suspender certo tipo de medicação e se isso não acontece, a cirurgia pode ser cancelada. Fazendo a consulta pré-anestésica, há a diminuição de eventos adversos", disse.
O médico disse ainda que a medicina avançou muito ao longo dos anos, por isso os pacientes não precisam ter medo do procedimento, pois algumas complicações que aconteciam há algumas décadas, não acontecem mais. "Essa consulta tem que ser feira no mínimo 48 horas antes da cirurgia, em algumas cirurgias, pode ser feito até um mês antes", esclareceu.
SAIBA MAIS
Confira alguns cuidados que devem ser tomados antes de uma cirurgia
-Jejum de 8 horas para leite e sólidos, e de 4 horas para água, suco ou chá;
-Remover peças dentárias móveis como: dentaduras, pivôs e pontes;
-Não utilizar, no dia da cirurgia, cosméticos (baton, base, esmalte, pintura facial) ou acessórios (óculos, lentes de contato, brincos, colares, anéis, relógios, pulseiras etc.);
-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de fumo, pelo menos por 24 horas, antes da intervenção cirúrgica.