• Início
  • Notícias
  • Igualdade étnico-racial é tema de evento na Unimed João Pessoa

Notícias

Igualdade étnico-racial é tema de evento na Unimed João Pessoa

Publicada em 18/03/2025 às 09h57

Aberto a parceiros da Unimed João Pessoa, workshop debateu como construir ambientes inclusivos e livres de discriminação étnico-racial Aberto a parceiros da Unimed João Pessoa, workshop debateu como construir ambientes inclusivos e livres de discriminação étnico-racial

O Comitê de Responsabilidade Socioambiental e o Instituto Unimed João Pessoa realizaram sexta-feira pela manhã, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, um workshop para discutir o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é voltado para a promoção da igualdade étnico-racial. Além de médicos, diretores e colaboradores da Cooperativa, o evento contou com a participação de empresas com forte atuação na promoção da responsabilidade socioambiental na Paraíba.

Os ODS, também conhecidos como Agenda 2030, são um conjunto de metas e objetivos globais que devem ser cumpridos até 2030. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 17 objetivos. Mas, em 2023, na 78ª Assembleia da ONU, o Brasil adotou mais um, de forma voluntária: o 18º ODS, que trata da igualdade étnico-racial.

O workshop de sexta-feira teve como tema “Construindo ambientes inclusivos e livres de discriminação étnico-racial”. A abertura foi feita pelo médico cooperado João Modesto, membro do Conselho Consultivo do Instituto Unimed JP; e pela vice-presidente do Comitê de Responsabilidade Socioambiental da Unimed JP e gestora de Compliance, Michelle Chaves. O Coral Jovem, um dos principais projetos de responsabilidade socioambiental do instituto, fez uma apresentação de boas-vindas para os convidados.

AVANÇOS E DESAFIOS

A programação foi dividida em dois momentos, mediados por Inalda Beder, consultora e pesquisadora especialista em desenvolvimento sustentável. Na primeira parte, foi apresentado um panorama de como se encontra o cumprimento dos ODM no Brasil e na Paraíba. A média nacional é de 60% de cumprimento das metas e, em nosso estado, em torno de 50%.

O debate contou com apresentações do professor Aléssio Almeida, coordenador de Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Projeto ODS Racial; do assessor do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, ex-deputado Buba Germano; e do diretor-executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

O segundo momento abordou o 18º ODS, com apresentações da coordenadora do Observatório ODS 18, professora Maria do Carmo Rebouças, da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB); e do professor Aléssio Almeida.

A professora Maria do Carmo destacou o protagonismo da Paraíba em relação às iniciativas para o cumprimento dos ODS, a exemplo da plataforma ODS Racial, que está sendo desenvolvida por um grupo coordenado pelo professor Aléssio Almeida. Já o professor citou os desafios encontrados para consolidar os dados da plataforma, mas destacou os esforços que estão sendo feitos para que o sistema de monitoramento do 18º ODS esteja pronto em setembro.

PACTO GLOBAL

Maior operadora de planos de saúde da Paraíba, com uma carteira de mais de 175 mil clientes, a Unimed João Pessoa é empresa participante do Pacto Global da ONU desde 2019 e está engajada no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Aberto a parceiros, o workshop faz parte das iniciativas do plano de saúde para contribuir com uma sociedade mais sustentável, ética e justa. Entre as organizações participantes, estavam o Sescoop-PB, a Unidodonto e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

“Essa discussão é para abrir caminhos, para se pensar ações. Afinal de contas, o Pacto Global está em todas as esferas da vida - da educação ao mercado de trabalho”, declarou João Modesto. “A discriminação e o preconceito existem, e muito, em todas as atividades e a gente precisa fazer com que isso comece a mudar”, afirmou.