No próximo sábado (8), as pessoas com 60 anos de idade ou mais, independente de serem clientes ou não da Unimed João Pessoa poderão se vacinar contra o vírus da gripe no Posto de Vacinação do Hospital da Cooperativa. O local estará funcionando no horário das 8h às 17h.
Neste dia será realizado o Dia “D” de vacinação contra a gripe em toda Paraíba. O Hospital Unimed JP participará da mobilização em parceria com as secretarias de Saúde do Estado e do município de João Pessoa.
A vacina contra gripe só não é indicada para pessoas que apresentam alergia grave a ovo de galinha. A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa. Ela é transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias áreas superiores, por gotículas ao falar, espirrar ou tossir.
A gripe geralmente provoca febre alta, dor na garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar geral. As epidemias de gripe são mais frequentes entre os meses de maio e setembro. O método mais eficiente para se evitar a gripe e, principalmente suas complicações, é a vacinação.
DOENÇA
Nos últimos cinco anos, a influenza e as pneumonias mataram 2.676 paraibanos, segundo registros da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O sistema de informação mostra, ainda, que, destas pessoas, 1.924 (71,89%), tinham mais de 60 anos de idade.
Os números servem para lembrar que os idosos são mais vulneráveis à gripe comum e às suas complicações. Até esta quarta-feira (6), a Paraíba já havia vacinado 33.221 idosos contra gripe sazonal, mais do que todos os outros oito Estados do Nordeste. Isso, porque decidiu antecipar a campanha no Estado, que começou na semana passada.
GRIPE “A”
Em todo o Estado, estarão abertos 1.540 postos de vacinação fixos e volantes, que vacinação idosos, contra a gripe comum, e os grupos prioritários, contra a gripe “A”. A mobilização vai contar com a participação de 5.420 profissionais de saúde. A campanha teve início no último dia 26 e se estende até 21 de maio, juntamente com a vacinação contra a influenza pandêmica H1N1.
No sábado, além da vacina contra a gripe sazonal, estarão sendo oferecidas as doses contra a gripe A para todos os grupos prioritários. Com relação à gripe H1N1, até a manhã desta quarta-feira, a Paraíba já tinha imunizado 959.217 pessoas das 1.750.172 que integram os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e entidades ligadas à saúde, que são: crianças menores de 2 anos, jovens entre 20 e 29 anos, adultos entre 30 e 39 anos, grávidas, doentes crônicos, indígenas e profissionais de saúde.
No Estado, já 100% das crianças menores de dois anos e dos trabalhadores em saúde já foram vacinados e 91% da população indígena e, com isso, a Paraíba superou a meta do Ministério da Saúde para esses dois grupos, que era vacinar 80%.
A Paraíba também imunizou 68% das gestantes, 57% da população de 20 a 29 anos, 40% das pessoas entre 30 e 39 anos e 50% dos doentes crônicos.